Assedio Sexual na escolas
Introdução
De ponto de vista conceptual a designação de aseduio sexual que tem como definição toda conduta abusiva, tanto físico e tanto psiquica, neste presente trabalho contém como temas, assedio sexual nas escolas.
Abordamos sobre o que é isso de assedio sexual, e também mencionamos os tipos de assedio sexual, as causas de assedio sexual nas escolas, as suas consequências e pelo último como podemos evitar o assedio sexual nas escolas. E de uma forma geral o assedio sexual é algo que acontece dia pois dia, não importa o lugar que seja: nas escolas, trabalho, via pública, nos carros na própria tua casa, e densevolvemos muito sobre este tema.
Assédio
É toda qualquer conduta abusiva, gesto, palavras, comportamentos, atitudes que intecionam quer na integridade física e psíquica de uma pessoa, ou seja uma perseguição persistente com o objectivo de conseguir algo na vítima.
Assedio Sexual na escolas
Refere-se ao constrangimento (violência) alguém com a finalidade de obter favorecimentos ou vantagem sexual, isto é , havendo superioridade hierarquica ou dependência económica quem pratica o assédio. O assédio pode ocorrer em qualquer lugar tanto público quanto privado, ou seja, pode ocorrer no trabalho, escola, lojas, instituições, clubes, nas ruas, em transportes públicas ou até mesmo dentro de casa.
Tipos de assédio sexual (Nas escolas)
Chantageador – Aquele praticado por um superior hierarquico da vítima (Directores, professores) visando obter favores sexuais em troca das melhores notas ou memso passar de classe, ameaças de demissão (Chumbar).
Intimidador – Aquele que muitas vezes ocorre entre colegas com o objectivo de desistabilizar a vítima o criar um ambiente ostil a objectivar uma vantagem sexual.
O que pode ser considerado assédio sexual nas escolas
- • Contar piadas com carácter sexual na sala de aulas
- • Mostrar ou ppartilhar imagens ou desenhos explicamente sexuais na sala de aula.
- • Cartas, notas, e-mails, chamadas telefónicas ou mensagens de natureza sexual.
- • Chamar nomes, insultar, olhar de forma ofensiva, seguir ou controlar alguém.
- • Ataque sexual (Violação)
As causas do assédio sexual nas escolas
• As causas que levam o assédio sexual nas escolas são, a falta de valores morais por parte do assediador
• Ensinuação cosciente por parte do aluno
• Usa de roupas provocantes por parte do aluno
• A falta da política na escola que acomode a situação
• Aceitar convites pertinentes do chefe
• Evitar aplicar perfumes dedutivos (Exagerados)
• Perseguição dos professores por ter aproveitamento não satisfatório
Consequências do assédio sexual na escolas
• A falta de motivação para estudar
• Criar um ambiente anti-próprio, anti-costume na sala de aulas
• Perda de produtividade na escola
• Afecta da imegem do aluno e do seu professor ou mesmo director
• Baixo auto-estima
• Estresse pós-traumático
• Pertubações do sono e problemas gestivos podendo até conduzr ao suicidio.
Formas de evitar o assédio sexual nas escolas
• Evitar amizades excessivas com os professores
• Manter sempre uma postura de um aluno respeitavél (Profissional por parte do professor)
• Ter atenção com a linguagem corporal
• Evitar usar roupas provocante e dedutivas
• Promover debates e palestras sobre o assunto
• Reforçar os valores morais e sociais na escola
• Criar um regulamento interno, priorizando a ética e promovendo a dignidade e cidadania do aluno.
• Evitar brincadeiras de mau-gosto
• Não fazer cobranças de atitudes ou dívidas na sala de aula.
Conclusão
Neste presente trabalho concluimos que assédio é toda qualquer conduta abusiva, gesto, palavras que intecinam quer na integridade física e psiquica e também temos assédio sexual uma perseguição ensistente com o objectivo de consegui algo na vítima e que a causa disso muita das vezes a falta de valores morais por parte do assediador, usa de roupas provocantes por parte do aluno, e que as consequências disto é a falta de motivação para estudar criar um ambiente anti-próprio na escola ou na sala de aulas. E como formas de evitar isto, este caso evitar entimidades excessivas com os professores ou mesmo directores, evitar usar roupas provocantes e dedutivas, ter antenção com a linguagem corporal, e podemos considerar o assédio sexual nas escolas, contar piadas com caracter sexual, chamar nomes insultar,olhar de forma ofensiva.
Bibliografia
• LEVIEQUE. Agostinho, Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública em Moçambique. 1ª Edição. Maputo, Numa editora do grupo Leya, Julho 2011.
• ARAUJO, Florivaldo, Dutra de. Conflitos clectivos e negocição da Função pública. Contribuição ao tema da participação em direito administrativo, Outubro. 1998