Sistema solar: O sol e os planetas
Introdução
O sistema solar é um conjunto de planetas, asteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.
Sistema solar: O sol e os planetas
O Sistema Solar compreende o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional.
O sistema solar situa-se num dos braços da via láctea, a nossa galáxia, a cerca de 30 000 anos luz do seu centro e a 20 000 luz do seu rebordo.
A sua forma pode ser considerada esférica com um raio de cerca de 100.000 Ual unidade astronómica ou seja 1000 000vezes 149,6 milhões de km.
A via láctea é galáxia onde se encontra o sistema solar que é constituído por uma estrela, o sol e por planetas principais (Mercúrio, venus, terra, Marte, jupíter, Saturno, urano e Neptuno).
O sol
O sol é a estrela central do Sistema planetário solar em torno dele gravitavam pelo menos 8 planetas, 4 planetas anões 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas, A sua massa e 333.000 vezes a da terra e o seu volume. 1400 000 vezes a distância da terra ao sol e de cerca de 150 milhoes km ou uma unidade astronómica (U.A). A luz solar demora 18minutos e 18s para chegar a terra.
A distância do sol ao centro da galáxia e de cerca de 27 000 anos luz. O sol é uma esfera gasosa constituída por 92% de hidrogénio 7,8% hélio e apenas 0,2% de outros elementos químicos.
Planetas
Os planetas são outros sem luz própria nem cintilação iluminados por estrelas e apresentando, cada dia posições diferentes no céu.
As características física dos planetas permitem classifica-los em dois grupos:
Planetas telúricos (Sólidos) estão mais próximos do sol sendo de maior densidade menores, e interiores, entre eles, estão Mercúrio,Vénus, Terra, Marte.
Planetas Gasosos também chamados “Planetas Jovianos” – Os planetas gasosos afastados, são maioritariamente compostas de gases, sendo os maiores e de menor densidade, entre eles estão Júpiter, Saturno, Urano e Nepturno.
Mercúrio
Mercúrio é um planeta rochoso, destituído de satélites e atmosfera rarefeita, sendo o menor planeta do sistema solar e o mais próximo do sol. Por esse motivo apresenta temperaturas bastante elevadas de aproximadamente 400ºC.
Por outro lado, a face do planeta não iluminada pelo sol, pode atingir temperaturas de aproximadamente 170ºC.
O movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto a de translação é de 87 dias.
Geologicamente, Mercúrio pode considerar-se um planeta “morto” pois há vários milhões de anos que o seu vulcanismo está extinto, inexistência da atmosfera não permite que os usuais efeitos erosivos se façam sentir (como na terra).
Vénus
É o planeta mais próximo da terra e o mais semelhante a ela, que no tamanho, quer na densidade. E muitas vezes referido como planeta gêmio da terra, é quente, seco e sem vida. Apesar de mais distante que Mercúrio, apresenta temperaturas de 961ºC.
O movimento de rotação é muito lento e tem sentido contrário ao da terra (Sentido retrogrado). A reduzida velocidade de rotação poderá estar relacionada com a existência de um campo magnético muito fraco.
As imagens obtidas pelas sondas Marimer, Venerance, posteriorimente, pela Sonda de Magalhães, (1991) que descubriram cerca de 90% da superficie Venusiana, revelaram que a maior parte do planeta é plana, sendo 5% ocupado pelas montanhas, que raramente ultrapassam 1km de altitude.
Está circundado por permanentes nuvens de dioxodo de carbono, gás que retém, boa parte do calor solar. Para girar sobre sé gasta 243 dias e o seu movimento de translação, com velocidade de 35km por segundo e de 225 dias aproximadamente. O planeta é conhecido por estrela D´Alva e visivel da superficie da terra.
Terra
É uma esfera rochosa, com 12, 757Km de diâmentro, está distante 149 milhões de quilométros do sol. A rotação em turnos do seu eixo leva 23 horas, 56 minutos, e 4,095s.
Arrendodando temos um dia de 24 horas. O movimento de translação ao redor do sol se completa aps 365 dias e um quarto. Com isso cada quatro anos é bissexto, tem 366 dias. A lua é o seu satélite natural. A quantidade de água existente no planeta também chamado de Planeta azul, aliada à quantidade de oxigénio, permitem, permitem o desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do sistema solar com vida humana.
Marte
É o planeta melhor visível da terra, da qual está a uma distância de 62 milhões de quilométros. Precisa de 687 dias para realizar o movimento de translação a uma distância de 218 quilométros do sol.
Seu dia tem duração semelhante ao da terra, 24 horas e 37 minutos . Sua atmósfera é rarefeita e a temperatura varia em turno do zero graus. Marte , seis vezes menor que a terra, apresenta duas pequenas luas: Fabos e Deimos.
Júpiter
O Maior Planeta do sistema solar com um diâmentro de 142.700quilométros 1.300 vezes o tamanho da terra. Encontra-se a 799 milhões de quilómetros do sol, seu ano tem a duração de quase 12anos terrestres. Com a rapidez que gira em turno de si mesmo completa uma rotação em 9 horas e 55 minutos, Júpter possui 67 satélites confirmados até dias actuais, sendo o planeta com maior número do sistema solar.
Saturno
É o segundo maior planeta do sistema solar é o último planeta visível a vista desarmada.
É o menos denso dos planetas gigantes, saturno, é um planeta anelado, os anéis correspondem a partículas de gelo ou fragmentos rochosas cobertas por gelo.
Saturno leva aproximadamente 29 anos para completar o movimento de translação gira sobre sí mesmo em 10 horas e 14minutos. Possui 62 luas, das quais apenas uma, Titã é a maior da terra, sua temperatura é de 140ºC abaixo de Zero.
Urano
É o terceiro planeta do sistema solar tem cerca de 4 vezes o tamanho da terra.
Com 53 000 quilómetros de diâmetros. A temperatura da superfície do planeta gira em torno de 185ºC abaixo de Zero.
Possui uma aceleração azul – esverdeada. Em 1979 foi descoberto um sistema de anéis muito mais finos e escuros que os do Saturno.
O movimento de rotação do planeta dura 17 horas aproximadamente, e movimento de translação dura cerca de 165 anos, terrestres. Tem 27 satélites dos quais se destacam: Titánica, Oberon, Umbrie e Miranda.
Nepturno
É o quarto maior planeta de sistema solar.
Neptuno possui 14 satélites naturais e apresenta temperaturas médias de aproximadamente 200ºC abaixo de zero, seu ano equivale a 165 anos terrestres, razão pela qual muitas vezes é designado planeta azulado.
Os satélites que se destacam são: Tritão e Nereida.
Conclusão
Terminado trabalho pudemos concluir que o sol não está exactamente no centro dessas órbitas, como pode-se ver na figura abaixo, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.
Bibliografia
- Plural editores – 11ª Classe
- Plural editores – 8ª Classe
- Info Escola
- semnegativa.blogspot.com
Encomende já o seu trabalho!!!
+258 84 67 22 756