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Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO NA ECONOMIA

Introdução
A economia do turismo estuda a origem e a formação do valor turístico, assim como sua transformação em renda, medida pela produção e pelo consumo, e a forma como esta se distribui na sociedade.
O turismo é uma actividade de serviços que a medida que vai se desenvolvendo, torna-se responsável pela satisfação de necessidades múltiplas de ordem intelectual, física, psicológica, cultural, social e profissional, mediante o desenvolvimento das sociedades modernas.


A IMPORTÂNCIA DO TURISMO NA ECONOMIA

1. GERAÇÃO DE EMPREGO
Pelo fato do turismo não ser um sector económico independente, não é possível determinar directamente a partir da oferta, a contribuição do turismo para o emprego. O turismo é uma actividade que demanda muita mão-de-obra, pelo fato de estar no sector terciário, gerando empregos directos, induzidos e indirectos.
1.1 EMPREGOS DIRECTOS
São serviços prestados directamente ao turista. Ou seja, o turista negocia directamente, sem intermédio de terceiros.
Exemplos: estabelecimentos de alojamento, restaurantes, agência de viagem...
1.2 EMPREGOS INDUZIDOS
São serviços que resultam do desenvolvimento da actividade turística. Ou seja, é algo planejado, ocorre antes.
Exemplos: os fornecedores que abastecem os hotéis...
1.3 EMPREGOS INDIRECTOS
São serviços criados pelo turismo, que surgem a partir da renda obtida pelas actividades produtivas dos residentes locais. Ou seja o turista gasta, e o dinheiro que ele pagou vai ser o salário de diversas áreas.
Exemplos: empresas de transporte, hotéis, comércio (bens e serviços)...

2. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
O turismo além de contribuir para um melhor equilíbrio regional, contribui também para um maior equilíbrio intersetorial e interpessoal.



2.1. INTERSECTORIAL
Contribui pela transferência de renda gerada pelo turismo ao sector primário, secundário e terciário.
2.2. INTERPESSOAL
Contribui pela característica distributiva ser mais nítida, pois, de um lado, os maiores consumidores são os de renda mais elevada, e, de outro, as regiões receptoras são em grande parte, regiões menos desenvolvidas, de nível inferior de renda média.
Isto não garante que o efeito líquido do turismo seja positivo na região menos desenvolvida, no que se refere à transferência de renda inter-região. Deve-se avaliar se a receita gerada é mais do que compensada pelos gastos com bens e serviços requeridos pelo turismo, tanto em sua forma direta, quanto indirecta.

3. EFEITO MULTIPLICADOR
É o efeito provocado pelo gasto dos turistas, em bens e serviços consumidos na localidade visitada, aumentando a geração de novos empregos e da renda. Ele pode ser avaliado pelo grau, por meio do qual o dinheiro gasto pelos turistas, permaneça na região, para ser reciclado por meio da economia local. Segundo dados dos IBGE, em uma pesquisa encomendada pela EMBRATUR, identificou-se 52 sectores produtivos que são relacionados com o turismo.
Parte do que os turistas pagam em hotéis, restaurantes e lazer, é destinado entre outros gastos, para os salários dos empregados, que por sua vez pagam alugueis, transporte, educação, compras. Normalmente, esse valor agregado é bem maior que a soma inicialmente gasta pelos turistas.
Na prática, o efeito multiplicador do Turismo, não passa de uma modificação do multiplicador Keynesiano, apresentado na década de 30. Portanto, não se trata de um efeito exclusivo do turismo, pois se apresenta também em outras...


Conclusão
Fim do trabalho, concluiu-se que com a criação da Organização Mundial de Turismo (OMT), vários países começaram a interpretar o turismo como forma de captação de divisas, passando a ter importância na economia de modo geral. No Brasil, foram criados em 1966 dois órgãos para o incentivo e o desenvolvimento do turismo, o Conselho Nacional de Turismo (CONTUR) e a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), actualmente Instituto Brasileiro de Turismo, subordinado ao Ministério de Esporte e Turismo.

Bibliografia 
  • www.escolademoz.com
  • www.semnegativa.blogspot.com 

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