Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Pecuária e Gado Bovino

Introdução
A geografia é uma ciência que actua em várias áreas, incluindo estudo das actividades económicas, quando tem como foco as actividades rurais é conhecida como Geografia agrária, essa especificidade volta sua atenção para os fenómenos ocorridos no campo (conflitos, tipos de produção, reforma agrária, tecnologias empregadas, as culturas desenvolvidas entre outros).
A produção pecuária corresponde ao conjunto de técnicas utilizadas e destinadas à criação e reprodução de animais domésticos com fins económicos, esses animais são comercializados e abastecem o mercado consumidor. Entretanto, neste trabalho falaremos da Pecuária, incluindo os factores, tipos de gados, formas de criação, sistemas de criação e muitas outros pontos que abordaremos.


PecuáriaA pecuária é uma actividade ligada à criação de gado e outros animais, esse ramo produz importantes matérias-primas que abastecem as agroindústrias, como carnes para frigoríficos, peles na indústria de couro, leite para laticínios e muitos outros.

Dentre as muitas fontes de renda derivadas da pecuária destaca-se a produção de carne, leite e ovos. A carne exerce a principal função na produção agroindustrial, nesse sentido os animais consumidos são: bovinos, suínos, bufalinos, ovinos, caprinos e galináceos ou aves em geral. A segunda importante produção está ligada à produção leiteira, nesse caso são derivados de bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos, o terceiro tipo de produção mais importante é a de ovos, provenientes da criação de galináceos e por último os animais de montaria (equinos, muares e asininos).

Factores de Produção da Pecuária
Factores humanos e naturais:
  • Factores humanos: transporte, mercado consumidor, etc.
  • Factores naturais: clima, relevo, solo e vegetação
Conceito de Factor de ProduçãoOs factores de produção (ou inputs) são bens, duráveis ou não, utilizados para produzir outros bens mediante a utilização de determinados processos e tecnologias de produção. Em modelos económicos teóricos, cada um dos factores de produção é incluído numa função a que é dada a designação de função produção, a qual procura medir a quantidade máxima de produção para diferentes quantidades de factores produtivos.
Tipos de Factores de Produção
Uma das categorias de factores de produção são os inputs duráveis, isto é, não consumidos durante o processo produtivo. Tradicionalmente os economistas classificam os factores de produção em três grandes categorias: terra, trabalho e capital:
  • Terra: é considerado como um factor de produção primário e representa, em sentido lato, a terra utilizada na produção agrícola e pecuária, a terra para implantação de edifícios e outras construções, os recursos minerais e outros tais como o ar e a água;
  • Trabalho: tal como a Terra, é considerado como um factor de produção primário; representa não apenas o tempo de trabalho humano despendido na produção, mas também as capacidades e conhecimentos das pessoas utilizados na produção; este factor produtivo é geralmente considerado como a chave do desenvolvimento económico;
  • Capital: inclui todos os bens duráveis produzidos com o fim de produzirem ou apoiarem na produção de outros bens ou serviços; podem ser incluídos neste tipo de factores produtivos as máquinas industriais, os equipamentos informáticos, os equipamentos de telecomunicações, os equipamentos de transportes, as instalações, entre diversos outros.

Tipos de gado
Por gado entende-se o conjunto de animais que foram domesticados pelo homem para aumentar a sua produção, serviços agrícolas, consumo doméstico, comercial ou industrial:
  • Gado asinino - os asnos também denominados jumentos, jegues ou burros
  • Gado bovino ou vacum - os bovinos e algumas espécies de búfalo
  • Gado caprino - as cabras
  • Gado cavalar ou equino - os cavalos
  • Gado muar - as mulas e mulos (português europeu) / burros (português brasileiro)
  • Gado rangífero - as renas
  • Gado de Bico - aves domésticas
  • Gado suíno - os porcos domésticos
  • Gado ovino ou arietino - as ovelhas
  • Aves de capoeira - galinhas

Gado Bovino
Os bovinos (latim científico: Bovinae) constituem uma subfamília de mamíferos artiodáctilos bovídeos, distribuídos por todos os continentes e com enorme importância económica como fonte de leite e carne para o homem. O grupo inclui cerca de 24 espécies agrupadas em nove gêneros. São ungulados de tamanho médio a grande, incluindo o boi doméstico, o bisonte, o búfalo, o iaque, e os antílopes de quatro chifres e de chifres espirais, como o elande e o cudo).

Utilização
O gado bovino é a espécie domesticada mais utilizada pelo homem. Da vaca é explorada para a produção de leite, carne e pele (couro) e também como meio de transporte e animal de carga. Também os ossos são aproveitados, para a fabricação de farinha, sabão e rações animais. O casco e os chifres têm usos diversos e os pêlos das orelhas são usados para a confecção de pincéis artísticos.
Os machos de determinadas raças podem ser também usados como entretenimento nas touradas e nos rodeios.
Carne bovina é a carne extraída dos bovinos, especialmente do gado doméstico. É uma das variedades de carne mais consumidas na Europa, nas Américas e na Austrália, e muito importante na alimentação de populações da África, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. A carne bovina é um tabu culinário em algumas culturas; seu consumo é proibido pelo hinduísmo, religião que reverencia os bovinos, e é desencorajado pelos budistas.
Rebanho Mundial do Gado Bovino
Segundo dados da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em 2013 o rebanho bovino mundial somava quase 1,5 bilhões de cabeças.
Encontrado em quase todo planeta, os bovinos são não estão presentes na Antártida. Na Ásia e América estão concentrados mais de dois terços do rebanho mundial, cada continente com mais de 500 milhões de cabeças.
Confira a distribuição do rebanho bovino pelos continentes.
Importância do Leite do Gado Bovino
Os nutrientes contidos na dieta dos bovinos são utilizados para mantença, crescimento, reprodução e produção, quer seja na forma de leite ou carne. O leite produzido por uma vaca leiteira é considerado como um subproduto de sua função reprodutiva e ambos são dependentes de uma dieta controlada. Manter uma alimentação adequada é de fundamental importância, tanto do ponto de vista nutricional quanto económico. Em um sistema de produção de leite a alimentação do rebanho tem um custo efectivo representativo, podendo representar até 70% do custo total da alimentação das vacas em lactação.

Como ruminante, a vaca de leite é capaz de transformar alimentos não essenciais (forragens e forrageiras) aos não-ruminantes, em produtos de valor económico. Entretanto, à medida que se busca maior produtividade por animal, os volumosos (pasto, silagem e feno) por si sós, não são suficientes para manter esta maior produtividade. Neste caso, além dos volumosos,  a alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados, minerais e algumas vitaminas.
Um sistema de alimentação eficaz é baseado nos requerimentos nutricionais (proteína, energia, minerais e vitaminas) para cada categoria animal do rebanho e na composição química dos alimentos utilizados. Na prática, para realizar a combinação dos requerimentos nutricionais de cada categoria animal com a  composição química dos alimentos, usam-se dados de tabelas existentes. A combinação ideal para formular uma dieta adequada pode ser realizada de forma manual ou com a ajuda de programas de computador.

Conclusão

Findo trabalho, concluímos que apesar da imensa importância que a pecuária exerce na economia do país, essa atividade provoca, ao mesmo tempo, grandes impactos ambientais, como erosões provenientes do caminho que o gado realiza dia após dia, formando os conhecidos “trieiros” no meio das pastagens, que vão sendo lavados pela água da chuva criando as voçorocas. Outro problema está ligado à criação de bovinos em grande escala, pois as flatulências emitidas por esses animais contêm gás metano nocivos à atmosfera, favorecendo o aquecimento global e o efeito estufa, alguns estudos revelam que realmente esse processo é possível.
Por fim, pôde-se constatar também que a pecuária integra a agricultura, pois ambas são desenvolvidas em um mesmo lugar e em determinados momentos uma atividade depende da outra, um exemplo disso é a ração para bovinos, a produção leiteira que necessita de cana-de-açúcar e capim cultivados e, às vezes, as fezes dos animais servem como adubos naturais no cultivo de algumas culturas, como hortas.


Bibliografia
  • Salozábal, José Maria, Curso de Economia, 4ª ed., Bilbau, 1985, pp.77 e s., 197
  • NÃÃS, I.A. Princípios de conforto térmico na produção animal. São Paulo: Ícone Editora, 1989.

Encomende já o seu trabalho!!! +258 84 67 22 756