Turismo
Introdução
Turismo é o conjunto de actividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional. O turismo está ligado a diversos segmentos, entre eles, o turismo de consumo, onde são organizadas excursões com o objectivo principal de fazer compras, o turismo religioso, realizado para encontros em regiões com tradição religiosa, o turismo cultural, rural, o turismo ecológico, etc.
São consideradas turistas as pessoas que saem de seu país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período não superior a doze meses sem que a intenção principal seja desenvolver uma actividade remunerada. Entretanto, nesta abordagem, visa-se tratar essencialmente do turismo, incluindo os seus tipos, importância, impactos, destacando em alguns aspectos o município da Matola.
Turismo
O conceito de turismo
Etimologicamente, o termo turismo provém da palavra francesa tourisme, embora alguns autores afirmem que a adopção deste termo por parte da língua portuguesa deu-se por via do inglês, e não directamente do francês. Este termo foi pela primeira vez utilizado na Inglaterra, em 1760, e as actividades hoje classificadas corno turísticas tiveram início no mesmo país, no século XVIII.
«A matriz do radical tour é o latim, originado do substantivo tornus, do verbo tomare, cujo significado é: “giro, volta, viagem ou movimento de sair e retornar ao local de partida.” De épocas muito anteriores ao termo latino surgiu a palavra tour, do hebraico antigo, em seu sentido puro e literal, como expressão designativa de “viagem de exploração, de descoberta e de reconhecimento”.» (Rose, 2002:3).
De acordo com os vários autores que se debruçaram sobre o assunto, definir turismo é algo bastante controverso. A título elucidativo, diríamos que o turismo está relacionado com as viagens. Todavia, deve-se acautelar que nem todas as viagens são consideradas como turismo. Contudo, não deixaríamos de algum modo de apresentar alguns dos conceitos afins ao turismo comummente utilizados, nomeadamente: turista, excursionista e visitante.
Turista é todo o visitante temporário que permanece no local visitado mais de 24h. Excursionista é todo o visitante temporário que permanece fora da sua residência habitual menos de 24h. Enquanto que visitante é toda a pessoa que se desloca temporariamente para fora da sua residência habitual, quer seja no seu próprio país ou no estrangeiro, por uma razão que não seja a de aí exercer uma actividade remunerada.
Para Oliveira (2002:36), «denomina-Se turismo, o conjunto de resultados de carácter económico, financeiro, político, social e cultural produzido numa localidade, decorrentes do relacionamento entre os visitantes com os locais visitados durante a presença temporária das pessoas que se deslocam do seu local habitual de residência para outros, de forma espontânea e sem fins lucrativos».
Por seu turno, Rose (2002:2) citando a Organização Mundial do Turismo (OMT) define turismo como: «Um conjunto de actividades realizadas pelas pessoas durante as suas viagens e paragens em diferentes lugares que não o seu habitat, por um tempo consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outros motivos, sem fins lucrativos.»
Mais ainda, segundo Baptista (1997) citando a Associação Internacional dos Peritos Científicos do Turismo (AIPCT), afirma que: «o turismo é o conjunto de relações e fenómenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que esses deslocamentos e permanência não sejam motivados por uma actividade lucrativa principal, permanente ou temporária.»
Pelos conceitos acima apresentados deduz-se que por turismo entende-se como sendo a deslocação e permanência das pessoas fora do seu local habitual de residência, motivadas por lazer, recreio ou outras actividades, mas que não incluam as de carácter meramente lucrativo num período superior a 24 horas e inferior a 12 meses.
O turismo é uma actividade económica pertencente ao sector terciário e que consiste num Conjunto de serviços que se vende ao turista. Por conseguinte, o turismo é uma «indústria» que integra várias empresas independentes, produzindo assim o efeito cascata. Esta actividade pressupõe a oferta de produtos turísticos ao dispor do consumidor.
Tipos de Turismo
O turismo pode ser classificado de varias formas, seja pelo volume de turista, pela direção do fluxo ou seja pela abrangência das viagens realizadas.
De acordo com volume de turistas
São consideradas turistas as pessoas que saem de seu país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período não superior a doze meses sem que a intenção principal seja desenvolver uma actividade remunerada. Entretanto, nesta abordagem, visa-se tratar essencialmente do turismo, incluindo os seus tipos, importância, impactos, destacando em alguns aspectos o município da Matola.
Turismo
O conceito de turismo
Etimologicamente, o termo turismo provém da palavra francesa tourisme, embora alguns autores afirmem que a adopção deste termo por parte da língua portuguesa deu-se por via do inglês, e não directamente do francês. Este termo foi pela primeira vez utilizado na Inglaterra, em 1760, e as actividades hoje classificadas corno turísticas tiveram início no mesmo país, no século XVIII.
«A matriz do radical tour é o latim, originado do substantivo tornus, do verbo tomare, cujo significado é: “giro, volta, viagem ou movimento de sair e retornar ao local de partida.” De épocas muito anteriores ao termo latino surgiu a palavra tour, do hebraico antigo, em seu sentido puro e literal, como expressão designativa de “viagem de exploração, de descoberta e de reconhecimento”.» (Rose, 2002:3).
De acordo com os vários autores que se debruçaram sobre o assunto, definir turismo é algo bastante controverso. A título elucidativo, diríamos que o turismo está relacionado com as viagens. Todavia, deve-se acautelar que nem todas as viagens são consideradas como turismo. Contudo, não deixaríamos de algum modo de apresentar alguns dos conceitos afins ao turismo comummente utilizados, nomeadamente: turista, excursionista e visitante.
Turista é todo o visitante temporário que permanece no local visitado mais de 24h. Excursionista é todo o visitante temporário que permanece fora da sua residência habitual menos de 24h. Enquanto que visitante é toda a pessoa que se desloca temporariamente para fora da sua residência habitual, quer seja no seu próprio país ou no estrangeiro, por uma razão que não seja a de aí exercer uma actividade remunerada.
Para Oliveira (2002:36), «denomina-Se turismo, o conjunto de resultados de carácter económico, financeiro, político, social e cultural produzido numa localidade, decorrentes do relacionamento entre os visitantes com os locais visitados durante a presença temporária das pessoas que se deslocam do seu local habitual de residência para outros, de forma espontânea e sem fins lucrativos».
Por seu turno, Rose (2002:2) citando a Organização Mundial do Turismo (OMT) define turismo como: «Um conjunto de actividades realizadas pelas pessoas durante as suas viagens e paragens em diferentes lugares que não o seu habitat, por um tempo consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outros motivos, sem fins lucrativos.»
Mais ainda, segundo Baptista (1997) citando a Associação Internacional dos Peritos Científicos do Turismo (AIPCT), afirma que: «o turismo é o conjunto de relações e fenómenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que esses deslocamentos e permanência não sejam motivados por uma actividade lucrativa principal, permanente ou temporária.»
Pelos conceitos acima apresentados deduz-se que por turismo entende-se como sendo a deslocação e permanência das pessoas fora do seu local habitual de residência, motivadas por lazer, recreio ou outras actividades, mas que não incluam as de carácter meramente lucrativo num período superior a 24 horas e inferior a 12 meses.
O turismo é uma actividade económica pertencente ao sector terciário e que consiste num Conjunto de serviços que se vende ao turista. Por conseguinte, o turismo é uma «indústria» que integra várias empresas independentes, produzindo assim o efeito cascata. Esta actividade pressupõe a oferta de produtos turísticos ao dispor do consumidor.
Tipos de Turismo
O turismo pode ser classificado de varias formas, seja pelo volume de turista, pela direção do fluxo ou seja pela abrangência das viagens realizadas.
De acordo com volume de turistas
- Turismo de massa é o movimento é realizado por um grande número de pessoas que se deslocam em grupo um destino turístico.
- Turismo individual refere se aos deslocamentos realizados de forma isolada e, geralmente organizado pelo próprio turista, neste caso organizado individualmente ou empresas turísticas.
De acordo com a direcção de fluxo turístico
- Turismo emissivo- representa o fluxo de saída de turistas que vivem numa localidade ou pais.
De acordo com amplitude das viagens
- Turismo local- quando ocorre entre municípios vizinhos.
- Turismo regional- quando abrangem um raio de 200 a 300 km de distancia da área de residência do turísticas.
- Turismo domestico ou nacional- quando ocorre dentro do pais de residência do turista.
- Turismo internacional- quando ocorre fora do país de residência do turista, podendo ser intercontinental ou intercontinental.
Segundo Oliveira (2002), classifica o turismo em 22 tipos segundo as característica da actividade desenvolvida ou de acordo com as potencialidade exploradas, nomeadamente:
Turismo de lazer, de eventos, literário, de águas termais, esportivo, religioso, de juventude, social, cultural, ecológico, de compras, de aventuras, gastronómico, de incentivo, de terceira idade, rural, de intercambio, cruzeiro marítimo, de negócios, técnico, gay, de saúde, ético e nostálgicos.
Turismo de lazer, de eventos, literário, de águas termais, esportivo, religioso, de juventude, social, cultural, ecológico, de compras, de aventuras, gastronómico, de incentivo, de terceira idade, rural, de intercambio, cruzeiro marítimo, de negócios, técnico, gay, de saúde, ético e nostálgicos.
- Turismo de lazer- é realizado por pessoas que viajam por prazer, podendo ser praticado em qualquer lugar. Ou seja é um deslocamento apenas para conhecer mais locais descansar sair em férias. Neste caso locais que oferecem boas infraestruturas e equipamentos que proporcionam lazer e entretenimento.
- Turismo literário- é um meio que permite as pessoas conviver e conhecer determinados ambientes e comunidades literária, autores, museus, residências e locais frequentado por autores.
- Turismo de águas- termais é praticado por pessoa que buscam as estancias hidrominerais para tratamento de saúde ou simples recreação. É um tipo de turismo sofisticado e localizado, exigindo grandes investimentos financeiros e organização.
- Turismo cultural- praticado para aquisição de novos conhecimentos. Este tipo de turismo compõe se de um público bem específico. A atracão cultural passa a ser a principal motivação dos consumidores para visitar determinados destinos.
- Turismo desportivo- é efectuado por indivíduos que vão participar ou assistir a eventos desportivos. Por exemplo, campeonato mundial de futebol, etc.
- Turismo de negócios- é praticado por executivos que viajam com objectivo de participar em reuniões, visitar fornecedores e realizarem negócios.
- Turismo religioso - praticado por pessoas interessadas em conhecer locais sagrados. Milhares de peregrinos deslocam se para o Vaticano em Roma, Meca, etc.
- Turismo ambiental, ecológico ou ecoturismo - praticado por pessoas que apreciam a natureza. Destacam se os residentes em países desenvolvidos e industrializados que procuram manter contacto com os elementos biofísicos que já desapareceram das grandes cidades. Com objectivo visitar e apreciar a beleza do ambiente natural respirar ar puro, fotografar e filmar a fauna e flora bem como diversos elementos da paisagem.
Principais Centros turísticos no mundo
Os principais destinos turísticos a nível mundial coincidem, geralmente, com as áreas que apresentam maiores potencialidades físico-naturais, socioeconómicas, culturais e históricas. Estas regiões podem ser observadas na tabela abaixo.
Posição mundial
|
Pais
|
Continente
|
Chegada de
turistas internacionais em 2009 (em milhões)
|
Chegada de
turistas internacionais em 2008 (em milhões)
|
Chegada de
turistas internacionais em 2007 (em milhões)
|
1º
|
França
|
Europa
|
74.2
|
79.2
|
80.9
|
2º
|
EUA
|
Améria do norte
|
54.9
|
57.0
|
56.0
|
3º
|
Espanha
|
Europa
|
52.2
|
57.2
|
58.7
|
4º
|
China
|
Ásia
|
50.9
|
53.0
|
54.7
|
5º
|
Itália
|
Europa
|
43.2
|
42.7
|
43.7
|
6º
|
Reino unido
|
Europa
|
28.0
|
30.1
|
30.9
|
7º
|
Turquia
|
Europa
|
25.5
|
25.0
|
22.2
|
8º
|
Alemanha
|
Europa
|
24.2
|
24.9
|
24.4
|
9º
|
Malásia
|
Ásia
|
23.6
|
22.1
|
21.0
|
10º
|
México
|
Améria Central
|
21.5
|
22.6
|
21.4
|
Os dados acima apresentados permitem-nos constatar que o turismo, como anteriormente dissemos, é um ramo do sector terciário que contribui substancialmente para o incremento das economias em muitas regiões do globo. Assim, só para elucidar, de acordo com a Organização.
Mundial do Turismo (OMT), cm 2008, as receitas geradas a nível mundial pelo turismo internacional atingiram 942 bilhões de dólares americanos. Mas que devido à crise económica de 2008-2009, as receitas diminuíram para 852 bilhões em 2009, repre sentando uma queda de 5.8%.
Os países que mais arrecadaram com o turismo internacional continuam concentrados na Europa, mas o maior arrecadador em 2009 foram os EUA com 94,2 milhões, seguido pela Espanha e França. Em 2009, a Alemanha foi o país emissor com maiores despesas nos outros destinos, seguida pelos EUA.
Mundial do Turismo (OMT), cm 2008, as receitas geradas a nível mundial pelo turismo internacional atingiram 942 bilhões de dólares americanos. Mas que devido à crise económica de 2008-2009, as receitas diminuíram para 852 bilhões em 2009, repre sentando uma queda de 5.8%.
Os países que mais arrecadaram com o turismo internacional continuam concentrados na Europa, mas o maior arrecadador em 2009 foram os EUA com 94,2 milhões, seguido pela Espanha e França. Em 2009, a Alemanha foi o país emissor com maiores despesas nos outros destinos, seguida pelos EUA.
Importância do turismo
E inegável o desenvolvimento que inúmeras regiões vêm alcançando após a exploração OU implementação da actividade turística nos seus domínios, O turismo é um sector económico gerador de divisas e distribuidor de rendas, gerando milhares de empregos, aumentando assim a qualidade de vida das pessoas e Com um efeito multiplicador, beneficiando todos os outros sectores económicos. Por exemplo, um empreendimento hoteleiro é consumidor de produtos e serviços variados, desde materiais de limpeza e de escritório, alimentos e bebidas, roupas, equipamentos vários, serviços de recreação e de segurança, etc. Ademais, o turismo desempenha também um papel importante na preservação do património cultural e natural e permite o intercâmbio cultural entre os povos.
Logo, não é possível negar que o turismo traz claros benefícios para as regiões, tais como criação de emprego e desenvolvimento local, contudo, muitos dos benefícios trazidos pelo turismo passam despercebidos por não estarem directamente relacionados com o sector. Por exemplo, os restaurantes localizados numa zona turística irão claramente beneficiar do aumento de turistas na região, indirectamente os fornecedores de alimentos e outros serviços também serão favorecidos, uma vez que é gerado um efeito em cadeia nos negócios.
A indiscutível importância que o turismo vem assumindo pode ser evidenciada por meio do reconhecimento pela Assembleia Geral das Nações Unidas da função central e decisiva da OMT (Organização Mundial do Turismo (2001)), conforme consta do preâmbulo do código ético mundial para o turismo, aprovado em 1 de Outubro de 1999, pelos membros da OMT, representantes do sector turístico mundial, delegados de estados, territórios, empresas, instituições e organismos, reunidos em Assembleia Geral em Santiago do Chile.
Impactos do turismo
Como já foi referido anteriormente, a actividade turística imprime inúmeros impactos, quer Positivos ou negativos, nas regiões onde se desenvolve. Estes efeitos não só se fazem sentir no próprio local, como os ultrapassam, atingindo regiões distantes. Assim, destacaremos os impactos socioeconómicos e ambientais decorrentes da actividade turística.
Impacto ambiental
O meio ambiente é um factor essencial para o turismo. Do ponto de vista positivo, o turismo contribui para a conservação de áreas naturais, conservação de lugares históricos e arqueológicos, bem como o património arquitetónico local. Facilita ainda a melhoria do ambiente, de infra-estruturas e aumenta a consciência ecológica. Apesar disso, observa-se na maioria das vezes uma exploração inadequada, que pode ocasionar o comprometimento e até mesmo a própria extinção do atractivo turístico, pois o turismo contribui para a alteração física da paisagem, como resultado do desflorestamento e redução da fauna para dar lugar à implantação das instâncias turísticas.
Deste modo, este ocasiona a poluição da água, do ar, dos solos, sonora e visual. Na mesma visão, esta actividade concorre para o surgimento de problemas ligados ao saneamento do meio ambiente, transmissão de doenças não existentes na região anfitriã, degradação ecológica, problemas com o uso do solo, a erosão, resíduos sólidos, danos nos locais históricos e arqueológicos e, sobretudo, riscos ecológicos.
Medidas de minimização dos problemas resultantes do impacto do turismo
Diante desses impactos que podem ser produzidos pelo turismo, o planeamento da actividade turística é necessária tanto para acelerar e maximizar os efeitos positivos da actividade, bem como para minimizar ou mitigar os efeitos negativos decorrentes deste sector. O cuidadoso planeamento deste sector, mostra-se portanto corno um poderoso instrumento de fomento do desenvolvimento socioeconómico das comunidades sem comprometer as presentes e futuras utilizações. Assim, um planeamento turístico eficiente deve estabelecer as seguintes estratégias: consciencializar a população e ou utentes para a importância do turismo, no que diz respeito à conservação e preservação das potencialidades naturais ou ecológicas (fauna, florestas, clima, hidrografia, paisagens, etc.), determinar a capacidade de utilização dos atractivos turísticos, envolver a comunidade local na gestão dos recursos naturais, isto é, envolver a comunidade no controle, uso e conservação do património turístico.
Devem-se colocar painéis ou etiquetas que indiquem os locais de circulação de peões e automóveis. É igualmente imperioso apostar num turismo sustentável, que é aquele que está intimamente ligado à conservação dos recursos naturais pelas actuais gerações, satisfazendo a s necessidades do momento, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.
Turismo em Moçambique, concretamente na Matola
Moçambique tem no turismo um grande potencial para o crescimento do seu produto interno bruto (PIB]), apesar da sua contribuição actual se situar apenas nos 5,6%.
As praias com águas limpas são apropriadas para a prática de turismo, principalmente as que se encontram muito distantes de centros urbanos, como as da província de Cabo Delgado, com destaque para as ilhas Quirimbas, e da província de Inhambane, com destaque para o Arquipélago de Bazaruto.
O país tem ainda vários parques nacionais, com destaque para o Parque Nacional da Gorongosa, com as suas infrastruturas reabilitadas e repovoado em certas espécies de animais que já estavam desaparecendo.
Principais locais turísticos no Município da Matola
Matola é uma cidade e município moçambicano, capital da província de Maputo; e é também um distrito, uma unidade administrativa local do Estado central moçambicano criada em 2013 e que coincide geograficamente com o município. Este município detem de diversos locais lindos e acolhedores quando trata-se de turismo, vejamos a seguir alguns locais atractivos e considerados turísticos:
E inegável o desenvolvimento que inúmeras regiões vêm alcançando após a exploração OU implementação da actividade turística nos seus domínios, O turismo é um sector económico gerador de divisas e distribuidor de rendas, gerando milhares de empregos, aumentando assim a qualidade de vida das pessoas e Com um efeito multiplicador, beneficiando todos os outros sectores económicos. Por exemplo, um empreendimento hoteleiro é consumidor de produtos e serviços variados, desde materiais de limpeza e de escritório, alimentos e bebidas, roupas, equipamentos vários, serviços de recreação e de segurança, etc. Ademais, o turismo desempenha também um papel importante na preservação do património cultural e natural e permite o intercâmbio cultural entre os povos.
Logo, não é possível negar que o turismo traz claros benefícios para as regiões, tais como criação de emprego e desenvolvimento local, contudo, muitos dos benefícios trazidos pelo turismo passam despercebidos por não estarem directamente relacionados com o sector. Por exemplo, os restaurantes localizados numa zona turística irão claramente beneficiar do aumento de turistas na região, indirectamente os fornecedores de alimentos e outros serviços também serão favorecidos, uma vez que é gerado um efeito em cadeia nos negócios.
A indiscutível importância que o turismo vem assumindo pode ser evidenciada por meio do reconhecimento pela Assembleia Geral das Nações Unidas da função central e decisiva da OMT (Organização Mundial do Turismo (2001)), conforme consta do preâmbulo do código ético mundial para o turismo, aprovado em 1 de Outubro de 1999, pelos membros da OMT, representantes do sector turístico mundial, delegados de estados, territórios, empresas, instituições e organismos, reunidos em Assembleia Geral em Santiago do Chile.
Impactos do turismo
Como já foi referido anteriormente, a actividade turística imprime inúmeros impactos, quer Positivos ou negativos, nas regiões onde se desenvolve. Estes efeitos não só se fazem sentir no próprio local, como os ultrapassam, atingindo regiões distantes. Assim, destacaremos os impactos socioeconómicos e ambientais decorrentes da actividade turística.
Impacto ambiental
O meio ambiente é um factor essencial para o turismo. Do ponto de vista positivo, o turismo contribui para a conservação de áreas naturais, conservação de lugares históricos e arqueológicos, bem como o património arquitetónico local. Facilita ainda a melhoria do ambiente, de infra-estruturas e aumenta a consciência ecológica. Apesar disso, observa-se na maioria das vezes uma exploração inadequada, que pode ocasionar o comprometimento e até mesmo a própria extinção do atractivo turístico, pois o turismo contribui para a alteração física da paisagem, como resultado do desflorestamento e redução da fauna para dar lugar à implantação das instâncias turísticas.
Deste modo, este ocasiona a poluição da água, do ar, dos solos, sonora e visual. Na mesma visão, esta actividade concorre para o surgimento de problemas ligados ao saneamento do meio ambiente, transmissão de doenças não existentes na região anfitriã, degradação ecológica, problemas com o uso do solo, a erosão, resíduos sólidos, danos nos locais históricos e arqueológicos e, sobretudo, riscos ecológicos.
Medidas de minimização dos problemas resultantes do impacto do turismo
Diante desses impactos que podem ser produzidos pelo turismo, o planeamento da actividade turística é necessária tanto para acelerar e maximizar os efeitos positivos da actividade, bem como para minimizar ou mitigar os efeitos negativos decorrentes deste sector. O cuidadoso planeamento deste sector, mostra-se portanto corno um poderoso instrumento de fomento do desenvolvimento socioeconómico das comunidades sem comprometer as presentes e futuras utilizações. Assim, um planeamento turístico eficiente deve estabelecer as seguintes estratégias: consciencializar a população e ou utentes para a importância do turismo, no que diz respeito à conservação e preservação das potencialidades naturais ou ecológicas (fauna, florestas, clima, hidrografia, paisagens, etc.), determinar a capacidade de utilização dos atractivos turísticos, envolver a comunidade local na gestão dos recursos naturais, isto é, envolver a comunidade no controle, uso e conservação do património turístico.
Devem-se colocar painéis ou etiquetas que indiquem os locais de circulação de peões e automóveis. É igualmente imperioso apostar num turismo sustentável, que é aquele que está intimamente ligado à conservação dos recursos naturais pelas actuais gerações, satisfazendo a s necessidades do momento, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.
Turismo em Moçambique, concretamente na Matola
Moçambique tem no turismo um grande potencial para o crescimento do seu produto interno bruto (PIB]), apesar da sua contribuição actual se situar apenas nos 5,6%.
As praias com águas limpas são apropriadas para a prática de turismo, principalmente as que se encontram muito distantes de centros urbanos, como as da província de Cabo Delgado, com destaque para as ilhas Quirimbas, e da província de Inhambane, com destaque para o Arquipélago de Bazaruto.
O país tem ainda vários parques nacionais, com destaque para o Parque Nacional da Gorongosa, com as suas infrastruturas reabilitadas e repovoado em certas espécies de animais que já estavam desaparecendo.
Principais locais turísticos no Município da Matola
Matola é uma cidade e município moçambicano, capital da província de Maputo; e é também um distrito, uma unidade administrativa local do Estado central moçambicano criada em 2013 e que coincide geograficamente com o município. Este município detem de diversos locais lindos e acolhedores quando trata-se de turismo, vejamos a seguir alguns locais atractivos e considerados turísticos:
- Monumento Da Matola
O Monumento e Centro de Interpretação da Matola(MOCIM), inaugurado pelos presidentes de Moçambique e África do Sul, Felipe Nyusi e Jacob Zuma respectivamente, em Setembro de 2016, construído em homenagem as vítimas de um ataque do regime Apartheid a 31 de Janeiro de 1981 foi proclamado em Junho de 2017 como um Património Cultural Nacional e também um centro turístico.
- Praça dos Poetas
Os gerentes do “Parque dos Poetas” na Matola, tem desempenhado um óptimo trabalho na gestão desse magnifico centro de lazer de comércio, e turístico, deste modo,contribuindo para o desenvolvimento do Município da Matola, e o bem-estar dos seus utentes.
- Praia do Xipoco (Prainha) – Localizada em Matola rio, é um local que nos últimos anos tem registado algumas visitas, embora que em um número reduzido.
Impactos do turismo no Município da Matola
Impactos económicos sociais do turismo
Impactos positivos:
- Melhoria da qualidade de vida da comunidade local (criação de infraestrutura, saúde, educação, moradia...);
- Experiências com os visitantes (culturas e modos de vida diferentes);
- Utilização da população local como mão-de-obra direta ou indireta.
Impactos negativos:
- Alienação da comunidade local;
- Nativos adotam características de vida dos turistas em detrimento dos seus alicerces culturais próprios;
- Aparecimento de fenômenos de disfunção social na família (desintegração da comunidade);
- Marginalidade e prostituição;
- Economia local sensível à consequências do turismo.
Impactos ambientais do turismo
Impactos Negativos
Impactos Negativos
- Aumento da geração de resíduos sólidos;
- Aumento da demanda de energia eléctrica;
- Aumento do tráfego de veículos;
- Aumento da utilização e da necessidade de abastecimento de água potável;
- Alteração sobre o estilo de vida das populações nativas;
- Aumento sazonal de população com diversas implicações sobre a área afectada, sua infraestrutura e sua população nativa;
- Contaminação da água dos rios e mares, devido ao aumento de esgotos não tratados;
- Deslocamento e marginalização das populações locais;
- Degradação da paisagem, devido à construção inadequadas de edifícios;
- Necessidade de implantação de obras de infraestrutura causadoras de impactos negativos, tais com: estradas, sistemas de drenagem, aterros;
Medidas de minimização dos problemas do turismo no município da Matola
As medidas para minimizar os impactos causados pela actividade turística no município da Matola devem estar inseridas num planeamento integrado de todas as acções. Começam pelos cuidados dos impactos ambientais sobre a arquitetura e o planeamento, construção e operação dos equipamentos turísticos. Estes equipamentos, bem como as construções de recreação e lazer, devem estar integrados nas paisagens, tanto no estilo, como nos materiais e nas cores.
Instituir serviços de zeladoria para garantir a preservação dos territórios ainda com vegetação. Implantar programas de colecta selectiva eficientes, associados a programas de gestão de resíduos sólidos que incluam minimização na geração dos resíduos e reciclagem.
Implantar programas de eficiência energética nos equipamentos turísticos, que podem também estar incluídos nas regulamentações e normas a serem seguidas.
Instituir programas permanentes de educação ambiental de turistas e moradores das regiões turísticas, enfocando também as acções de respeito e protecção aos sítios históricos e de representatividade local. É necessário também implantar projectos de sinalização turística e de comportamentos ambientais.
O turismo deve ser compatibilizado com as actividades originais do Município da Matola, que geralmente são uma motivação adicional. As acções devem estimular o turismo não tecnicista, como caminhadas, passeios de bicicleta, charrete ou animais de tracção. Este é o chamado lazer silencioso, que além de repousante para o turista, ajuda na protecção do meio ambiente receptor.
Todas as pessoas envolvidas nos processos de transporte, recepção, prestação de serviços e outros devem passar por processos permanentes de capacitação, actualização e melhoria. Não adianta apenas fazer um treinamento sem manter a actualização dos recursos humanos com as novas tecnologias e novas demandas que se apresentam.
O turismo necessita de investimentos relativamente baixos nos locais. Mas necessita de alta capacidade de gestão, administração e integração por parte dos responsáveis, para que os desafios não sejam respondidos de forma espontaneísta, e as improvisações cedam seu lugar a amplos programas de planeamento, monitorados por resultados, permitindo a satisfação de todos.
Conclusão
Terminada a abordagem, concluiu-se que o turismo surge como uma nova fonte de renda, em algumas regiões ou países ele tem tanta importância quanto a indústria ou a agricultura.
O turismo gera emprego e renda, e movimenta toda cadeia de económica, pois com esse fluxo de pessoas, aumenta a população das regiões turísticas, o que faz com que se consuma mais alimentos, mais bens materiais e serviços. Esse fenómeno é chamado de "efeito multiplicador". As vezes pensamos que turismo gera renda só para hotéis e restaurantes, mas quando passamos a conhecer e perceber o efeito multiplicador vemos que não é assim. O turismo muda vida da população local, e se realizado de forma insustentável só trará benefícios para o local e sua população. Faz com que seja criado uma infra-estrutura melhor para o local, que pode servir aos turistas e a população local.
Por outro lado, o turismo tem apresentado impactos negativos, dos quais podemos citar: a poluição do ar devido ao aumento do tráfego automóvel e ao consumo de energia;a poluição da água dos mares, rios, lagos, através da descarga de esgotos não tratados;a difusão do lixo nas praias, matas, centros urbanos; e muitos outros.
Bibliografia
- MONSO, Francisco Jorge, VICTOR, Ringo, Pré-Universitário 12, LongmanLda, Maputo
- SILVA, José Julião da., GEOGRAFIA - 12.ª CLASSE, MAPUTO, Plural Editores Moçambique, 2014
- ALMEIDA, Maria Geralda de. Turismo e os novos territórios no litoral cearense. In RODRIGUES, AdyrA.B(org.).Turismo e geografia: Reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec,1999, p.184-190.
- CORIOLANO, Luzia Neide M. T. Do local ao Global: O turismo Litorâneo Cearense. Campinas- SP: Papirus,1998 (Coleção Turismo).
- LAGE, Beatriz H. &MILONE, Paulo César (Orgs.). Impactos sócio-econômicos globais do turismo. In LAGE, Beatriz H. &MILONE, Paulo César. Turismo: teoria e prática, São Paulo: Atlas, 2000, p.117-130
- MAGALHÃES, Claúdia Freitas. Diretrizes para o turismo sustentável em municípios. São Paulo: Rocca, 2002.
- PLANO DE AÇÃO TURÍSTICA- PAT. Fortaleza: Secretaria de Turismo do Ceará, 2000.
- SANTOS, Cristiane Alcântara de Jesus & CAMPOS, Antonio Carlos. Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo. In CORIOLANO, Luzia Neide M. T. Turismo Comunitário e Responsabilidade Social. Fortaleza: EDUECE, 2003. p 161-172.
- www.semnegativa.blogspot.com
- www.escolademoz.moz
Encomende já o seu trabalho!!!
+258 84 67 22 756