Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Aquecimento global e efeito estufa


Introdução 
Embora já tenhamos ouvido falar sobre o efeito estufa em algumas aulas anteriormente, o presente trabalho irá apresentar de forma resumida e simples de intender acerca deste fenómeno. 
O efeito estufa é um fenómeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam reflectidos para o espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas médias abaixo de 10ºC negativos. Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.


Efeito estufa e aquecimento global
O efeito estufa é um fenómeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam reflectidos para o espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas médias abaixo de 10ºC negativos. Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.
O Aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Os gases causadores do efeito de estufa são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) e CFC’s (cloro flúor carbonetos). Actualmente as suas concentrações estão a aumentar. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta devido à sua libertação através da indústria, transportes e pela desflorestação (as plantas retiram o dióxido de carbono da atmosfera). O CO2 é um dos gases que naturalmente contribuem para a o efeito estufa normal do planeta, mas que agora com seu aumento na atmosfera pode intensificar esse efeito, levando a uma aquecimento maior do planeta. A principal fonte de liberação de CO2 é a queima de combustíveis fosseis (combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina; carvão e gás natural). Outros gases liberados pelo homem também aumentam o efeito estufa, são o Metano, CFC (Cloroflúorcarbonetos) e outros.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento da concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um aumento importante do aquecimento global.

Camada de ozono
A camada de ozono é um revestimento de ozono (O3) que envolve a Terra e protege de vários tipos de radiação. O aumento do uso do CFC (Cloroflúorcarboneto), que é o gás mais prejudicial à camada, causa sua destruição, já que quebra as moléculas de ozono. Há alguns anos foi descoberto um buraco sobre a Antártida que tem 31 milhões de quilómetros quadrados.

Como o CFC prejudica o ozono
As moléculas chegam a estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro desprende-se e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro desprende-se do oxigénio e passa a destruir o ozono.

Como é destruída a camada de ozono
O ozono é um gás que possui fórmula molecular O3, e em função da sua característica química doa facilmente moléculas de oxigénio para espécies de radicais livres como o nitrogénio, hidrogénio, bromo e cloro. O revestimento de ozono que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação é conhecido como camada de ozono.


Exemplos de como destruímos a camada de ozono: 
  • Você sabia que o spray ou aerossol de cabelo destrói a camada de ozono
Mas exactamente de onde vêm os CFC’s
Os CFC’s são gases usados nos sistemas de refrigeração, são encontrados nos solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis (sprays) e muitos outros. Estes gases só se tornam perigosos quando atingem a estratosfera, ou seja, são inofensivos ao serem usados porque não reagem espontaneamente, os CFC’s presentes na atmosfera terrestre não são levados pela chuva, porque são muito estáveis e é justamente essa propriedade que os tornam tão perigosos: eles atravessam a atmosfera intactos, acumulando-se na estratosfera onde são responsáveis pela destruição da camada de ozono.


Consequências do aquecimento global 
Nos últimos anos foi constatado que as camadas de gelo polares estão se descongelando, causando um aumento no nível das águas nos oceanos. 
  • Mudança nos regimes de chuvas, poderá chover menos em determinadas regiões e mais em outras; 
  • Doenças que hoje são tipicamente de regiões tropicais como a malária e a febre amarela poderão atingir regiões que hoje não são encontradas; 
  • A agricultura será seriamente afectada, isto porque a agricultura depende muito do clima, com a mudança destas regiões que hoje são propicia para a prática da agricultura poderão se tornar áridas; 
  • Aquecimento das Grandes Cidades, as cidades geralmente apresentam temperaturas mais altas do que as áreas menos habitadas, com o aumento do efeito estufa essas temperaturas vão subir mais do que são hoje, o que poderá afectar a saúde da população; 
  • Falta de Energias, países como Moçambique que tem na energia hidroeléctrica sua maior fonte de energia poderão sofrer com a falta de chuvas, o que acarretará menos águas nos reservatórios; 
  • Extinção de espécies animais e vegetais, que hoje são restritos a determinados ecossistemas que poderão desaparecer com o aquecimento; 
  • Desertificação, terras que hoje são campos ou florestas poderão virar desertos; 
  • Grandes Incêndios, com o aquecimento da terra os grandes incêndios florestais vão se tornar cada vez mais comuns, e seu combate também vai se tornar mais difícil.
Essas são apenas algumas previsões dos cientistas, elas podem parecer pessimistas mas são muito prováveis e algumas já estão acontecendo. Para evita-las é preciso que a humanidade respeite os limites do planeta e reduza a liberação de gases na atmosfera.

Como reduzir a então emissão dos gases para atmosfera
Na verdade, isso não quer dizer que será preciso abandonar os automóveis e o conforto proporcionado pelo progresso tecnológico. É totalmente viável a construção de automóveis que utilizam combustíveis menos poluentes, instalação de filtros nas indústrias que reduzam a liberação de gases, os governos dos países mais ricos que hoje são os que mais poluem o planeta devem investir e incentivar a pesquisa de tecnologia ecológicas.

Conclusão 
Após a discussão e compilação sobre o tema, chegamos a conclusão de que efeito estufa e aquecimento global são fenómenos que faz faz mais efeito ao passar dos tempos e que tem grandes impactos negativos, entretanto existem várias formas de diminuir a intensidade desses fenómenos, desde modo o impacto também será menor. 

Bibliografia 
  • Livro de Química Ensino a Distância 10ª Classe 
  • ww.semnegativa.blogspot.com  
Encomende já o trabalho!
+258 84 67 22 756 
meubloguer@gmail.com