Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Bioética

Introdução 
O presente trabalho aborda um tema muito importante e de interesse de todos, tema este que diz respeito à Bioética, é um tema do qual tratamos no nosso quotidiano, a bioética é um ramo da ética que estuda as relações com a vida. 
Ela é ser muito utilizada pela medicina, pela ciência e por todos os ramos dos conhecimento que ligam directamente com a vida humana com a vida de outros seres. 
No seio do mesmo  veremos que bioética é uma ética aplicada chamada também de ética pratica que vista cuidar dos conflitos e controversos morais implicadas por actividades no âmbito da ciência da vida e da saúde, a bioética considera por tanto assuntos sobre os quais não é o consenso moral como transgénicos, aborto, eutanásia e clonagem, ainda falaremos de muito mais aspectos inerentes ao tema.  


Bioética
A Bioética é um ramo da Biologia que surgiu na década de 1970 com o avanço das pesquisas genéticas. A Bioética está relacionada de forma transdiciplinar com a Biologia, o Direito, a Ética, a Medicina e até mesmo com questões religiosas. É uma importante área do conhecimento, pois visa discutir limites e parâmetros éticos e morais para o avanço das pesquisas científicas.

Origem do termo "Bioética"
O termo bioética foi usado pela primeira vez pelo filósofo, teólogo e educador alemão Fritz Jahr. Em 1927, ele usou o termo bio-ethik num artigo em que falava sobre as relações entre os seres humanos, plantas e animais.

A palavra bioética: provem do grego «bio» que significa vida e «ethos» que significa ética.
Van Rensslaer Potter Medico Oncologista e Biólogo Alemão Introduziu pela primeira vez em 1971 na sua obra bioética: Ponte para o futuro, como ética da vida, isto é o estudo sistemático da conduta humana na área da ciência da vida e cuidados da saúde. APOS A IIº GM a bioética consolidou-se devido as praticas abusivas e desumanas dos médicos Nazis nos campos de concertação o Ocidente criou um código de conduta para por fim as tais actos. O código preconizava o respeito pela vida dos animais em especial do homem. Em 1974, o tribunal de Nuremberg que julgou os crimes cometidos na IIº GM, criou um código no qual se reconhece a dignidade de todos os humanos, independentemente da raça ou da cultura e nenhuma experiencia deve ser feita sem o consentimento dos mesmos.

Função da bioética 
A bioética apresenta tripla função: 
  • Função descritiva: descreve e analisa os conflitos que surgiram nas sociedades devido aos progressos da técnica e da ciência na área da medicina (vida dos humanos e animais);
  • Função normativa: consiste em estabelecer normas com relação a tais conflitos, por um lado prescrever os comportamentos reprováveis e por outro prescrever comportamentos moralmente aceitáveis.
  • Função protecionistas: consiste em proteger, na medida do possível os envolvidos em disputas com natureza axiológica (de valores), dando mais primazia aos mais fracos. 

Tópicos principais da Bioética 
  • Eutanásia
  • Distanásia 
  • Aborto 
Eutanásia 
Eutanásia provém (do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος "morte") é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.

Distanásia
Distanásia (do grego «dis», mal, algo mal feito, e «thánatos», morte) é etimologicamente o contrário da eutanásia.Consiste em atrasar o mais possível o momento da morte usando todos os meios, ainda que não haja esperança de cura e que isso signifique infligir ao enfermo sofrimentos adicionais e que não conseguirão afastar a inevitável morte.

Eutanásia Passiva
A eutanásia que, por omissão de cuidados ou tratamentos que são necessários, proporcionados e razoáveis, deixa morrer intencionalmente o paciente.

Eutanásia Activa
A eutanásia que, através de uma acção concreta provoca a morte do paciente.

Eutanásia Voluntária
A eutanásia que se leva a cabo com o consentimento do paciente, o que é um pressuposto para se falar de eutanásia, pelo que esta expressão é uma redundância e não se deve utilizar.

Eutanásia Involuntária
A eutanásia praticada sem o consentimento do paciente, o que, na prática, corresponde a homicídio. É, por isso mesmo, uma expressão equivoca e incorrecta.

Outros fenómenos socias com a dimensão ética e moral: 
A bioética trata ainda das questões relacionados com o tráfico de órgão humanos, a utilização do corpo humano no tráfico de drogas, a transfusão do sangue, plasma ou clonagem humana.

O tráfico de órgãos humanos
O tráfico de órgãos é a prática ilegal de comércio de órgãos humanos (coração, fígado, rins, etc) para o transplante de órgãos. Há uma escassez mundial de órgãos disponíveis para transplante, contudo o comércio de órgãos humanos é ilegal em todos os países, exceto no Irã. O problema do tráfico ilegal de órgãos é generalizado, embora o dado sobre a escala exata do mercado de órgãos é difícil de obter. Se deve ou não legalizar o comércio de órgãos, e a maneira adequada de combater o tráfico ilegal, é um assunto de muito debate.
Os traficantes de órgãos operam de várias maneiras: as vítimas podem ser sequestradas e forçadas a desistir de um órgão, algumas, por desespero financeiro, concordam em vender um órgão, ou são enganadas ao acreditar que precisam de uma operação cirúrgica e o órgão é removido sem o seu conhecimento; algumas vítimas podem ser assassinadas.

Conclusão 
Após a discussão e compilação sobre o tema, a nossa equipe chegou a conclusão de que a Bioética é o estudo  que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização em vidro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgénicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações. a bioética foi criada para que a ciência não tomasse conta da humanidade fazendo o que eles quisesse sem consentimento da sociedade ,como o assunto da clonagem olhando da forma positiva , poderia ajudar muito a humanidade ,como transplantes compatíveis ,mulheres e homens poderiam ter filhos sem complicações como problemas de sêmen mulheres inférteis entre outros , mas também tem lado ruim o lado ético , como por exemplo a lado moral, como a vida do clone por exemplo e uma vida como a de qualquer um de nos então não poderia ser sacrificada por uma outra vida seria anti ético .a bioética foi criada em 1970  por dois norte-americano, e ela pode ser dividida em três estágios .portanto a bioética e muito importante para nos para que a ciência não tome conta das nossas vidas ,e isso q a bioética faz faz a humanidade ser mas importante do que a ciência . 

Bibliografia 
  • BIRIATE Manuel Mussa, e GEQUE Eduardo, pré – universitária - filosofia 11classe, longman Moçambique.
  • Archer, Luis Etal, Bioética, Verbo,Lisboa, São Pau


Encomende já o trabalho!
+258 84 67 22 756
meubloguer@gmail.com