Metodologia científica
Introdução
Metodologia científica trata-se de elaborar um trabalho científico com aporte teórico através de uma pergunta geradora de questionamentos. Tendo a resposta a essa pergunta gerando assim uma nova proposta do assunto a ser abordado ou trazendo uma solução para o mesmo.
Na introdução deve-ser ter uma base do que foi pesquisado e tendo um referencial, que são os estudos dos métodos. Assim encontrando e norteando um objectivo para decorrer do trabalho, sem que sua opinião interfira no assunto.
Metodologia Científica
Metodologia científica é o estudo do método que o cientista vai conduzir a sua pesquisa, ou seja, é a busca pelo procedimento que deverá ser utilizado para a realização de uma pesquisa científica.
Nesse estudo, são abordadas as regras e as técnicas para o desenvolvimento da pesquisa científica. Assim como os meios para elaboração do trabalho científico e os objectivos que se deseja alcançar.
Um pesquisador ao iniciar os seus questionamentos sobre um determinado assunto deverá pensar também na forma como vai conduzir a sua pesquisa a fim de chegar ao entendimento daquilo que se pretende dentro das normas técnicas.
A Metodologia, portando, é o caminho que o pesquisador escolhe para conduzir o seu trabalho. São técnicas que vão auxiliá-lo para chegar ao seu propósito que é encontrar respostas para suas dúvidas e comprová-las cientificamente com metodologia coerente para isso.
As pesquisas podem ser do tipo qualitativo ou quantitativo e também podem ter diferentes finalidades.
A metodologia para o tipo de pesquisa qualitativa busca explicar os fatos sem se preocupar com números. É um tipo de pesquisa que explora os dados que representam a qualidade e não a quantidade.
Enquanto que a pesquisa quantitativa utiliza um tipo de metodologia que busca por dados quantificáveis e é estruturada nos resultados quantificados.
As pesquisas também podem se dividir em tipos que estão relacionados com as finalidades. Ao concluir um curso superior o estudante precisa defender uma pesquisa e, portanto, essa é chamada de pesquisa académica.
A pesquisa exploratória é um tipo de pesquisa antecedente de maneira a ajudar na compreensão e precisão dos dados a serem pesquisados.
Pesquisa experimental está relacionada com experimentos que auxiliam para a elaboração da pesquisa. Ela é às vezes confundida com a pesquisa laboratorial.
Pesquisa laboratorial está relacionada com experimentos que podem ser controlados. Isso é o que diferencia esse dois tipos de pesquisas. A pesquisa laboratorial não precisa necessariamente acontecer em um laboratório fechado. Independente do local, esse ambiente tem que ser controlado e previamente proposto na metodologia.
Pesquisa empírica é aquela que acontece para testar hipóteses, através da tentativa e erro.
Pesquisa de campo é a que busca por dados, fatos, colectas e após reunir todas as informações daquilo que se deseja pesquisar, faz-se uma análise com o objectivo de encontrar respostas para as dúvidas que deram origem a pesquisa.
Pesquisa teórica é o tipo de pesquisa que está embaçada em dados teóricos que são utilizados para explicar o assunto a ser pesquisado.
Tipos de pesquisa
Existem diferentes tipos de pesquisa que se enquadram de acordo com os vários propósitos, objectivos e procedimentos que o pesquisador deseja utilizar como método científico do seu estudo.
Para saber qual o modelo mais adequado, o investigador precisa levar em consideração a finalidade do seu trabalho, a abordagem que deseja usar, entre outras características que condizem com o seu objecto de estudo.
Pesquisa científica
Engloba todos os tipos de pesquisa que se baseiam em procedimentos de carácter científico para a obtenção dos resultados.
Todas as pesquisas feitas no âmbito académico podem ser consideradas científicas, sendo que estas ainda devem ser categorizadas em diferentes metodologias, de acordo com o objectivo, finalidade e estrutura que seguem.
Método de pesquisa exploratória
Esse tipo permite uma maior interacção entre o autor e o tema de seu trabalho, pois você fará uma exploração de todos os fatos que envolvem o tema.
Por exemplo, uma pesquisa sobre o aumento do valor de um determinado produto: Para entender o motivo disso, você deverá se aprofundar em tudo que está por trás daquele fenómeno, nas hipóteses do porquê acontece aquilo para só assim chegar no motivo específico.
Nesse caso, a metodologia a ser utilizada para descobrir o que acontece para causar a alta no valor desse produto poderia ser um estudo de caso por exemplo.
Método de pesquisa explicativa
Nesse tipo de metodologia de pesquisa, é explicado o porquê dos fenómenos, ou seja, qual é a razão para eles acontecerem. Usando o mesmo exemplo da alta no preço de um produto, essa pesquisa estaria com um enfoque maior na razão e não especificamente em hipóteses.
Nesse caso, a pesquisa não é tão aprofundada quanto o método exploratório.
Método de pesquisa descritiva
O objectivo desse tipo de metodologia de pesquisa é descrever um determinado fenómeno, população, entre outros.
Nesse caso, a temática apresentada já é conhecida por todos, porém o seu papel é proporcionar uma nova visão para o objecto de pesquisa.
Já quando falamos de resultados da metodologia de pesquisa, temos dois tipos de abordagem metodológica, a quantitativa e a qualitativa.
Resultados quantitativos
Essa abordagem metodológica possui a finalidade de transmitir através de números o resultado de uma pesquisa, como por exemplo de um determinado fenómeno ou comportamento frequente. Pesquisa Quantitativa
A fim de demonstrar ao leitor esses resultados, você deve aplicar ferramentas voltadas para a estatística, como, por exemplo, gráficos, tabelas, entre outros, de maneira que passe credibilidade dos dados colhidos.
Resultados qualitativos
Já nesse tipo de abordagem metodológica, seu objectivo não é obter números assim como a quantitativa, mas entender qual o caminho a ser percorrido para a tomada de decisão referente a problemática do tema. Pesquisa Qualitativa
Busca por meio de entrevistas por exemplo, a compreensão e interpretação de determinados comportamentos, fenómenos, sentimentos, entre outros factores materiais.
Você pode optar por utilizar os dois tipos de abordagem em seu trabalho científico, se assim achar necessário.
Essa secção pode tanto ser inserida na introdução do trabalho académico, como também possuir um capítulo específico intitulado de metodologia científica, se assim você graduando achar necessário.
Classificações da pesquisa científica
No que diz respeito a sua finalidade, ou seja, o tipo de contribuição que o estudo trará para a ciência, a pesquisa científica pode ser classificada em: pesquisa básica e pesquisa aplicada.
Do ponto de vista da abordagem usada pelo pesquisador no estudo, este pode ser categorizado em: pesquisa qualitativa, quantitativa ou quali-quantitativa.
A terceira forma de classificar uma pesquisa científica é através dos seus objectivos, ou seja, por meio do tipo de conhecimento que o pesquisador quer produzir: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.
Por fim, a pesquisa científica também pode ser classificada de acordo com os procedimentos para a colecta de informação. Existem diversos, sendo os mais comuns:
- Pesquisa bibliográfica;
- Pesquisa documental;
- Estudo de caso;
- Pesquisa ex post facto;
- Pesquisa de campo, entre outras.
- Ressalta-se que uma pesquisa pode ter mais do que um tipo de procedimento, fazendo com que um sirva como complemento do outro.
Conclusão
Terminado trabalho pude concluir que a Metodologia científica existe para padronizar toda e qualquer pesquisa científica; se for desrespeitada uma única norma sequer, aquele conhecimento produzido se quebra e perde toda a sua validade.
No seio do mesmo percebi que é uma disciplina que faz parte do currículo dos cursos de graduação, com o objectivo de auxiliar na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A Metodologia científica é uma disciplina que estimula o aprendizado, levando o aluno a tirar o melhor proveito de uma leitura, da análise e interpretação dos textos pesquisados, o que vai ajudar na originalidade dos textos académicos, sempre fundamentados nas normas de elaboração de uma trabalho final.
Bibliografia
- KÖCHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia
- RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica
- www.semnegativa.blogspot.com
Encomende já o Trabalho!
+258 84 67 22 756
meubloguer@gmail.com