Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Metanol e Etanol (Propriedades, Obtenção e Aplicação)

Introdução 
O metanol tem propriedades combustíveis e energéticas similares ao etanol. Os dois são agentes combustíveis, mas o metanol tem uma toxidade mais elevada. Prejudica a saúde, causando, inclusive, cegueira e câncer em altas concentrações e pela longa exposição.
O metanol é um líquido incolor, com peso molecular igual a 32,04, possuindo um odor suave na temperatura ambiente. Sua fórmula molecular é CH3OH. Actualmente, o metanol é uma das matérias primas mais consumidas na indústria química. Já foi conhecido como álcool da madeira, devido a sua obtenção comercial a partir da destilação destrutiva da madeira.

Metanol: Propriedades, Obtenção e Aplicações
Também conhecido por álcool metílico e antigamente por carbinol ou álcool da madeira, o metanol é um líquido incolor de cheiro característico ao do álcool comum, bem solúvel em água e é combustível. O metanol é o mais tóxico dos álcoois, a ingestão de pequenas quantidades causa cegueira e até a morte.
  • É obtido por fermentação da madeira, processo antigo que está em desuso por ser muito dispendioso, bem como por oxidação controlada do Metano, que é traduzida pela equação:
Também pode ser obtido a partir do monóxido de carbono: 
  • É usado como combustível, para elevar a qualidade da gasolina, como solvente, na produção de compostos como metanal, na produção de polímeros.

Etanol: Propriedades, Obtenção e Aplicações
O etanol é o álcool comum encontrado nas farmácias, bem como nas bebidas alcoólicas. É um líquido incolor, de cheiro característico, é menos denso que a água e bem solúvel nela. É inflamável. A sua temperatura de ebulição é de 78,3º C 
Pode ser obtido por

Adição de água ao Eteno





  • Fermentação alcoólica
A fermentação alcoólica é o método mais primitivo que é usado na obtenção do álcool etílico. Dependendo de predominância de matéria-prima, cada região produz o álcool etílico partindo de substâncias diferentes. Por exemplo, pode-se produzir o álcool etílico por fermentação do suco de frutas, do milho ou do farelo deste, da cevada, do arroz, do trigo, da batata, da serradura da madeira, da cana-de-açúcar, do pão, etc. 
Todas estas matérias-primas têm a mesma essência química, que é a sacarose (C12H22O11). Esta na presença de água e sob acção de enzimas (catalisadores biológicos) sofre hidrólise produzindo os isómeros glicose e fructose.
Por sua vez, a glicose e a fructose, também por acção enzimática se transformam em álcool etílico, libertando o dióxido de carbono. Esta última transformação é exotérmica (liberta calor) e, o dióxido de carbono libertado durante o processo cria um aspecto de fervura, facto que deu lugar ao nome de fermentação, dado por Pasteur.
O processo da fermentação pode ser resumido:



  • É usado como solvente para tintas, vernizes, perfumes; como combustível para viaturas; na produção de medicamentos; na obtenção de outros compostos como etanal e ácido etanóico; como essência das bebidas alcoólicas.

Efeitos do álcool etílico

Caro estudante, de certeza você tem vivido no seu bairro diferentes situações negativas que são resultado do consumo de bebidas alcoólicas. Vamos-nos limitar a apresentar alguns exemplos. Procure reflectir junto com um colega sobre mais situações que estão por de trás do consumo álcool.
Para a saúde, o álcool etílico é tóxico e age causando uma depressão para o sistema nervoso central. Já percentagem bem baixa (0,1%) no sangue, afecta a coordenação motora. Em percentagem elevada provoca um desequilíbrio agudo até a morte. Para a vida social e económica, o álcool etílico está na origem da ocorrência de muitos acidentes de viação, ceifando milhares de vidas humanas, como resultado da condução em estado de embriagues. Portanto, se conduz não bebe ou se bebe, não conduz. Muitas agressões físicas nas comunidades, assassinatos, violações sexuais, que podem causar a infecção por DTS e HIV/SIDA, roubos são cometidos por indivíduos em estado de embriagues.

Conclusão 
Após a discussão e compilação sobre o tema em forma de resumo podemos dizer que apesar de muitas pesquisas com Biodiesel etílico já terem sido realizadas em diversas partes do mundo, todos os países que utilizam o Biodiesel, o faz via metílica. Isso ocorre porque na maioria desses países a disponibilidade de etanol derivado de biomassa é bastante reduzida. Assim, entre etanol e metanol fósseis, evidentemente, escolhe-se o mais barato (actualmente) e o mais reactivo, ou seja, o metanol. 

Bibliografia 
  • E.R. Silva, O.S. Nóbrega e R.H. Silva, Química – Transformações e Aplicações, Editora África, SP, 2001.
  • Alda Pereira e Filomena Camões, Quimica 12º Ano, 1993.
  • Afonso, A.; Vilanculos, A.; “Química - 12 ª Classe ” Texto Editora, Lda.
  • Lembo, A.; Sardella, A.; “Química” Vol 3 Editora Ática, S. Paula.
  • www.semnegativa.blogspot.com
Encomende já o trabalho!
+258 84 67 756 
meubloguer@gmail..com