Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Fenóis

Introdução 

Os fenóis (C6H6O) podem ser chamados de hidroxibenzeno ou ácido fênico. São compostos químicos orgânicos que possuem um grupamento –OH (hidroxila) ligados ao anel benzênico. Fenol é o nome ao fenol simples, os outros nomes para a mesma substância incluem: benzeno; ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno. 

Fenóis
Fenóis – são compostos orgânicos que apresentam o grupo hidroxilo ligado directamente ao anel benzeno.
Fórmula geral: Ar -OH
Ar- representa um radical aril (proveniente de aromáticos).
Grupo funcional: -OH
O representante mais simples desta função é conhecido por fenol (nome usual), sendo o nome IUPAC, hidróxi benzeno. A sua fórmula química é:


O fenol é um sólido cristalino, incolor, de cheiro forte, característico. É pouco solúvel em água mas bem solúvel em solventes orgânicos como no álcool e no éter. É tóxico e corrosivo na pele.

Apresenta um poder desinfectante.
Alguns representantes da série homóloga dos fenóis
Cresois


         Orto cresol                                                      Para cresol                                     Meta cresol


Os cresois são líquidos de cheiro irritante bastante forte. O cheiro da creolina usada na agropecuária e na limpeza de casas de banho é devido aos cresois.


Aplicações do fenol
O fenol e seus homólogos são usados na produção de corantes, de plásticos, perfumes, produtos farmacêuticos, na medicina dentária e veterinária, na conservação da madeira, na produção de indicadores, por exemplo a fenolftaleina, na produção de explosivos.

Conclusão 
Findo trabalho concluímos que os Fenóis possuem fórmula geral anel benzênico ligado a um grupo OH (hidroxila). O ponto de fusão e ponto de ebulição dos fenóis são respectivamente 41ºc e 182°c. Fazem ligações intermoleculares nomeadas ponte de hidrogênio. É solúvel em soluções alcalinas, pouco solúveis em água. Possuem odor marcante; quando sólidos são cristalinos e quando puros são incolores, podendo apresentar a cor rósea por oxidarem facilmente. Em estado líquido é altamente inflamável. 

Bibliografia 
  • Alda Pereira e Filomena Camões, Química 12º Ano, 1993.
  • Afonso, A.; Vilanculos, A.; “Química - 12 ª Classe ” Texto Editora, Lda.
  • Lembo, A.; Sardella, A.; “Química” Vol 3 Editora Ática, S. Paula.
  • www.semnegativa.blogspot.com
Encomende já o Trabalho!
+258 84 67 22 756 
meubloguer@gmail.com