Fenóis
Introdução
Os fenóis (C6H6O) podem ser chamados de hidroxibenzeno ou ácido fênico. São compostos químicos orgânicos que possuem um grupamento –OH (hidroxila) ligados ao anel benzênico. Fenol é o nome ao fenol simples, os outros nomes para a mesma substância incluem: benzeno; ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno.
Fenóis
Fenóis – são compostos orgânicos que apresentam o grupo hidroxilo ligado directamente ao anel benzeno.
Fórmula geral: Ar -OH
Ar- representa um radical aril (proveniente de aromáticos).
Grupo funcional: -OH
O representante mais simples desta função é conhecido por fenol (nome usual), sendo o nome IUPAC, hidróxi benzeno. A sua fórmula química é:
O fenol é um sólido cristalino, incolor, de cheiro forte, característico. É pouco solúvel em água mas bem solúvel em solventes orgânicos como no álcool e no éter. É tóxico e corrosivo na pele.
Apresenta um poder desinfectante.
Alguns representantes da série homóloga dos fenóis
Cresois
Orto cresol Para cresol Meta cresol
Os cresois são líquidos de cheiro irritante bastante forte. O cheiro da creolina usada na agropecuária e na limpeza de casas de banho é devido aos cresois.
Aplicações do fenol
O fenol e seus homólogos são usados na produção de corantes, de plásticos, perfumes, produtos farmacêuticos, na medicina dentária e veterinária, na conservação da madeira, na produção de indicadores, por exemplo a fenolftaleina, na produção de explosivos.
Conclusão
Findo trabalho concluímos que os Fenóis possuem fórmula geral anel benzênico ligado a um grupo OH (hidroxila). O ponto de fusão e ponto de ebulição dos fenóis são respectivamente 41ºc e 182°c. Fazem ligações intermoleculares nomeadas ponte de hidrogênio. É solúvel em soluções alcalinas, pouco solúveis em água. Possuem odor marcante; quando sólidos são cristalinos e quando puros são incolores, podendo apresentar a cor rósea por oxidarem facilmente. Em estado líquido é altamente inflamável.
Bibliografia