Propriedades químicas dos mono álcoois
Introdução
Os compostos pertencentes a esta função química são muito reactivos, devido a presença da hidroxila ou oxidrila.
O hidrogénio confere um leve carácter ácido ao grupo oxidrila, sendo, portanto mais reactivos que os hidrocarbonetos, devido a polaridade de suas moléculas. Esse carácter ácido, ou seja, a possibilidade de ocorrer ionização do hidrogénio da hidroxila, é ligeiramente mais fraco se compararmos com a molécula da água, podendo muitas vezes ser considerado desprezível.
Essa característica dos alcoóis possibilita a reacção com metais, ácidos, cloretos de ácidos, anidridos entre outros.
Reagem com metais alcalinos, mas em virtude do leve carácter ácido, a reacção com bases não ocorre.
Vamos focar nossa actividade na reacção de oxidação, seja ela através da combustão ou através de agentes oxidantes.
No primeiro caso de oxidação, ou seja, a combustão, os alcoóis reagem com o oxigénio do ar, produzindo gás carbónico, água e uma grande quantidade calorífica.
Propriedades químicas dos mono álcoois
- Reacção com metais
Exemplo: CH3 - OH + 2Na CH3 - ONa + H2
- Desidratação dos álcoois
A obtenção de alcenos é basicamente conseguida mediante a ocorrência de reacções de eliminação, cujo decurso é orientado pela regra de Saytzeff – elimina-se a hidroxila e o hidrogénio do carbono vizinho menos hidrogenado. Acreditamos que você se recorda desta regra.
- Oxidação dos álcoois
Uma das reacções importantes dos álcoois consiste na oxidação destes, em que se distinguem três situações. De referir que tudo ocorre como se o oxigénio da oxidação se ligasse a um dos hidrogénios do carbono da hidroxila, dando lugar à formação de uma nova hidroxila. Entretanto um composto com duas hidroxilas no mesmo carbono não é estável, pelo que é eliminada uma das hidroxilas e hidrogénio da outra indo constituir a água e o oxigénio que resta forma uma ligação dupla com o carbono.
O oxigénio da oxidação (O) provém da mistura dicromato de potássio, K2Cr2O7 ou permanganato de potássio, KMnO4 com ácido sulfúrico, H2SO4. Entretanto para facilitar a si representamos resumidamente apenas por (O).
- Oxidação de álcool primário permite a formação de um aldeído
O passo intermediário normalmente não é apresentado. Tratou-se de mostrar o raciocínio para encontrar o produto. A equação é:
- Oxidação de álcool secundário permite a formação de uma cetona
Omitindo o passo intermediário temos:
- Oxidação de álcool terciário - nada se forma
- Esterificação
A esterificação é uma reacção que ocorre tipicamente entre álcoois e ácidos carboxílicos, que estudaremos mais adiante, bem como com os ácidos inorgânicos. Esta reacção é assim designada porque o produto principal da mesma chama-se éster.
Conclusão
Terminado trabalho pudemos concluir que alcooís são mais reactivos que os hidrocarbonetos.
Os monoálcoois possuem pontos de fusão e ebulição elevados em comparação aos hidrocarbonetos de massa molecular aproximada, devido à formação de ligações de hidrogénio entre suas moléculas.
Os álcoois com poucos átomos de carbono na cadeia são bastante solúveis em água, pois suas moléculas fazem ligações de hidrogénio com as moléculas de água. À medida que a cadeia carbénica se torna maior, a parte apolar do álcool começa prevalecer e a solubilidade diminui consideravelmente.
A maioria dos álcoois possui menor densidade que a da água.
Bibliografia
- E.R. Silva, O.S. Nóbrega e R.H. Silva, Química – Transformações e Aplicações, Editora África, SP, 2001.
- Afonso, A.; Vilanculos, A.; “Química - 12 ª Classe ” Texto Editora, Lda.
- www.semnegtiva.blogspot.com
Encomende já o trabalho!
+258 84 67 22 756
meubloguer@gmail.com