Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Informática (Evolução da Informática)


Introdução
Neste presente trabalho irei falar da informática e dizer que, quantidade de dados e informações para serem armazenas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.
Definição 
Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas à colecta, armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, os sistemas de informação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.

Conceito de Informática
A informática é a ciência que tem como objectivo estudar o tratamento da informação através do computador. Este conceito ou esta definição é ampla devido a que o termo informático é um campo de estudo igualmente amplo.

História da Informática
A história da informática é definida pelas transações das gerações dos computadores, e que cada geração tinha um computador diferente das outras, ou seja, a cada geração criavam-se meios de reduzir o tamanho de um computador ate ao ponto de ele caber na mão de um ser humano.

1ªGeração (anos 50)
Foram construídas 46 unidades do UNIVAC em 14 de junho de 1951, Mesmo com todas as limitações o UNIVAC era bastante superior ao ENIAC, utilizava menos válvulas á vácuo, empregava o conceito de programa armazenado, fornecia um teclado de supervisão para controlar o computador e armazenava dados em fitas magnéticas e também em cartões perfurados. Uma das principais limitações e complexidade destes computadores residia no fato destes utilizarem uma linguagem de montagem (linguagem de máquina) como recurso de programação (0s e 1s).
O UNIVAC foi o 1o computador comercial bem-sucedido e percebendo a ameaça que os computadores da RAND apresentavam a IBM reagiu e lançou o computador comercial IBM 701 que logo foi substituído pelo IBM 650 por ser mais amigável e não apresentar problemas com cartões perfurados. A IBM vendeu 1.000 unidades do IBM 650 no primeiro ano.

2ªGeração (anos 60)
Devido a desconfiança gerada pelos computadores da 1a geração devido aos constantes problemas com a queima de válvulas a Bell Labs desenvolveu em 1947 o que chamou de transístor. O transístor consiste em um pequeno dispositivo eletrônico que como as válvulas pode controlar o fluxo de eletricidade em um circuito eletrônico. A vantagem reside no fato deste possuir um peso muito pequeno e um consumo muito menor de energia se comparado as válvulas. Eram computadores mais rápidos, confiáveis e menores que os computadores da 1ª geração e ao contrário dos computadores de 1a geração utilizavam-se de uma linguagem de alto nível para sua programação. Com isso, seria possível utilizar um mesmo programa em computadores produzidos por fabricantes diferentes. O computador líder da 2ª geração foi o IBM 1401 que usava transístores e fez com que aumentasse o número de computadores nas empresas. Foram montados mais de 12.000 desses computadores. O modelo posterior ao 1401 o IBM 1620 tornou-se o preferido pelos laboratórios de pesquisas das universidades.

3ªGeração (anos 60 e 70)
Nesta geração o principal evento tecnológico foi o desenvolvimento de computadores baseados no CI (circuito integrado - Integrated Circuito – IC), muitos transístores e circuitos eletrônicos em uma única placa ou chip de sílicio. Os primeiros CI utilizavam uma tecnologia chamada SSI (Small-scale integration –pequena escala de integração) e podia colocar de 10 a 20 transístores em um chip. No final dos anos 60 os engenheiros já conseguiam colocar de 20 a 200 chips tecnologia chamada de
MSI (medium-scale integration – média escala de integração) e no final dos anos 70 um único chip poderia abranger até 5.000 transistores, tecnologia LSI (largescale integration – integração em larga escala). Outra inovação da 3ª geração foi o desenvolvimento para os padrões de redes de computadores. o surgimento de uma rede WAN (Wide Area Network – Redesmetropolitanas) pelo ARPA (Advanced Research Projects Agency – Agência de Projetos de Pesquisa Avançados) conhecido como ARPANET que ligava algumas universidades com o departamento de defesa (também com intuitos militares). Esta rede atualmente é conhecida como INTERNET.

4ª Geração (anos 75 até hoje)
A quarta geração de computadores teve início em 1971, quando a Intel lançou o primeiro microprocessador, o Intel 4004, muito mais potente que os circuitos SSI e MSI de até então, e só terminou em 1981 com o lançamento dos circuitos ULSI (Circuitos de Escala Ultra Grande).
Continuou-se o desenvolvimento do circuito integrado e a busca de se colocar cada vez mais um maior número de componentes em um chip.
A Intel começou suas pesquisas nessa área em 1969. Os resultados foram vistos quando, em novembro de 1971, buscando atender ao pedido de uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial, a Intel elaborou o 4004, criado por Federico Faggin, Ted Hoff e Stanley Mazor, primeiro microprocessador comercial.

5ªGeração 
A característica distintiva para a 5a geração está diretamente vinculada a utilização de técnicas de Inteligência Artificial (IA) nos projetos de microprocessadores e dos softwares utilizados pelo equipamento.
Atualmente ainda existem esforços no aperfeiçoamento do chip, característica da 4ª geração no intuito de embutir alguns esboços em IA como por exemplo o reconhecimento da escrita e fala humana.
Os especialistas estão céticos quanto o acesso a 5ª geração pois acreditam que ainda poderá levar décadas para que a evolução aconteça. O que parece realmente marcar os anos atuais é a ascensão das redes de computadores, sejam redes locais (LAN) ou de longas distâncias (WAN), impulsionadas pelo advento da Internet.

Evolução da Informática
  • Aumento na capacidade de processamento dos chips;
  • Aumento no desempenho global do microcomputador, com o desenvolvimento de memórias e interfaces cada vez mais velozes;
  • Surgimento da multimídia - o micro passa a ser utilizado com sons e imagens;
  • Desenvolvimento, pela MICROSOFT de um revolucionário sistema operacional: o Windows, que tornou o microcomputador mais acessível e amigável às pessoas;
  • Uma empresa americana chamada NOVELL realizou a primeira comunicação entre dois computadores. Surgiam aí as primeiras redes de computadores, que posteriormente passaram a ser realizadas por linha telefônica;
  • A Internet surgiu como a rede mundial de computadores, possibilitando a comunicação entre computadores espalhados pelo mundo;
  • Com o desenvolvimento da multimídia, os computadores passaram a ser utilizados em teleconferências (reuniões e debates à distância, com a transmissão de imagem e voz pela linha telefônica);
  • Os microcomputadores invadem as casas, passando a ser considerado um eletrodoméstico para a família;
  • Os periféricos também sofrem um grande desenvolvimento, aparecendo no mercado impressoras, scanner's, leitores de código de barras, joystick's, leitores e gravadores de CD, placas de som, de vídeo e de TV, câmeras fotográficas digitais, camcorder's e muitos outros.


Vantagens da informática
  • O uso de tecnologias na educação, favorecendo o desenvolvimento e promovendo a interação do aluno com a sociedade;
  • A possibilidade de trocar informações, notícias e experiências com pessoas de todo o mundo;
  • Facilidade na criação, edição e distribuição de conteúdos virtuais.
  • Desvantagens da informática
  • A sociedade está cada vez mais escravizada pela informática, chegando ao ponto de se tornar impossível viver sem as redes sociais;
  • Desigualdade entre a sociedade, pois não é todo mundo que tem condições de possui um computador
  • Roubos realizados na web.

Conclusão
Tendo feito o trabalho conclui que, a informática ajuda ao ser humano na tarefa de potencializar as capacidades de comunicação, pensamento e memória. A informática é aplicada em várias áreas da actividade social, e podemos perfeitamente usar como exemplo as aplicações multimídia, arte, desenho computadorizado, ciência, vídeo jogos, investigação, transporte público e privado, telecomunicações, robótica de fabricação, controle e monitores de processos industriais, consulta e armazenamento de informação, e até mesmo gestão de negócios.
Bibliografia
  • Chiavenato, Idalberto (2001). «Conceito de informática». Teoria Geral da Administração, Volume 2. [S.l.]: Elsevier Brasil. p. 256. 538 páginas. ISBN 853520850X. Consultado em 23 de outubro de 2013
  •  ↑ Karl Steinbuch Eulogy - Bernard Widrow, Reiner Hartenstein, Robert Hecht-Nielsen
  •  ↑ Gammack, John G.; Hobbs, Valerie; Pigott, Diarmuid (2011). The Book of Informatics (em inglês) revisada ed. [S.l.]: Cengage Learning. p. 20. 548 páginas. ISBN 0170216004. Consultado em 23 de outubro de 2013
  •  ↑ Federação Internacional de Informação e Documentação. F.I.D. News Bulletin, Volumes 17-21. 1967