Electrização - Resumo
Introdução
No presente trabalho debruçaremos em torno dos “tipos de eletrização “, a sua definição assim como os tipos de eletrização nomeadamente: eletrização por atrito, eletrização por contacto e eletrização por indução. Na eletrização é comum haver confusão sobre corpos positivamente carregados, principalmente, já que é plausível de se pensar que para que o corpo tenha carga elétrica positivo ele deva receber carga elétrica positiva, ou seja, ganha protões.
Eletrização
A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reacções de alta liberação e / ou absorção de energia è a perda ou ganho de eletrões.
Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de protões de eletrões, fazendo com que a carga eléctrica sobre o corpo seja nulo.
Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.
Um corpo electrizado negativamente tem maior número de electrões do que de protões fazendo com que a carga eléctrica sobre o corpo seja positiva.
Tipos De Eletrizarão
Um corpo pode ser eletrizado, ou seja, adquirir carga elétrica, de 3 maneira.
- Eletrização Por Atrito;
- Eletrização Por Contacto;
- Eletrização Por Indução.
Eletrização Por Atrito
Como o próprio nome já diz, atritam – se dois corpos, inicialmente neutros e constituídos de substâncias diferentes, durante o processo, deles cede electrões e o outro recebe. Ao final, os corpos estarão electrizados com cargas de mesmo módulo, mas sinais opostos.
Para saber qual corpo doa e qual recebe eletrões, observa-se tabela chamada de serie triboelétrica. Os matérias posicionados na parte mais superior da tabela tendem a ficar positivos (doar eletrões), enquanto os da parte inferior tendem a receber electrões e fica negativos após o processo.
Eletrização Por Contacto
Coloca-se um corpo já electrizado em contacto com o corpo neutro que desejamos eletrizar. Ao final do processo, os corpos, se forem idênticos, devem possuir cargas de mesmo módulo e mesmo sinal.
Para esse processo vale o princípio da conservação das cargas que diz que o somatório das cargas após o contacto tem que ser igual ao somatório das cargas após o contacto.
Caso corpos não sejam idênticos, devem ser levados em conta as dimensões dos corpos em contacto. O módulo da carga após o contacto é directamente proporcional as dimensões do corpo.
Eletrizarão Por Indução
Dizemos que indução electroestática é o fenómeno de separação de cargas elétricas de sinas contrárias em um mesmo corpo. Esse tipo de electrização ocorre apenas pela aproximação entre tipo de electrização e um corpo neutro, sem que haja contacto entre eles.
Faz-se a ligação do corpo induzido com a terra para que as cargas opostas às que estão mas próximas do indutor passam a ser neutralizadas. Dessa forma, ao final do processo o corpo permanece com a carga desejada.
O corpo induzido possui carga de sinal oposto á do indutor. Alem disso, o módulo da carga induzida è sempre menor que o módulo da carga do indutor.
Conclusão
Durante a elaboração do trabalho concluímos que existem três (3) tipos de eletrização nomeadamente: eletrização por atrito, por contacto e por indução.
Concluímos que a eletrização è a modificação que um átomo pode sofrer. Quando na verdade um corpo esta positivamente carregada se ele perde eletrões, ficando com menos cargas elétrica negativa.
Indução electroestática é o fenómeno de separação de cargas elétricas de sinas contrárias em um mesmo corpo. Esse tipo de eletrização ocorre apenas pela aproximação entre tipo de eletrização e um corpo neutro, sem que haja contacto entre eles.
Faz-se a ligação do corpo induzido com a terra para que as cargas opostas às que estão mas próximas do indutor passam a ser neutralizadas. Dessa forma, ao final do processo o corpo permanece com a carga desejada.
Bibliografia
- www.semnegativa.blogspot.com
- Manual de física 11ª classe longman editora;
- Manual de física 11ª classe plural editora;
- http://www.ahistoridafisica.hpg.eg.com.br/grandes/volta.htm;
- Ficha de apoio 11ª classe;
Encomende já!
+258 84 67 22 756
meubloguer@gmail.com