Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Microsoft Office

INTRODUÇÃO
O Microsoft Office é uma suite de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados (Também conhecido como DB "Data Base"), apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contactos. Foi anunciado pela primeira vez por Bill Gates em 01 de Agosto de 1988 na Comdex, em Las Vegas. Sua primeira versão continha os aplicativos Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint. Entretanto, neste trabalho iremos abordar sobre o tema “Pacotes de Microsoft Office”, onde iremos falar resumidamente de cada pacote, em destaque os tipos de pacotes, conceito, funções de cada tipo, aplicação, a sua importância e por fim irá destacar-se o pacote mais usado na sua área de formação, seguido por suas razões.


MICROSOFT OFFICE
O Microsoft Office é um pacote com diversos aplicativos para usos diversos entre os programas que compõem esse famoso pacote, podemos destacar o Word (processador de texto), o Excel (planilha de cálculo), o Access (banco de dados), o PowerPoint (apresentador gráfico) e o Outlook (e-mails e contatos), o que faz do pacote Office os dos programas mais populares em casas, empresas e instituições de ensino de todo o mundo.
Em 1989, a Microsoft reuniu pela primeira vez aplicativos antes oferecidos individualmente - como o editor de textos Word e o gerenciador de planilhas Excel - em um pacote batizado de Office. O argumento é que empacotados eles sairiam por um melhor preço para o usuário.

Tipos de Pacotes e Conceito
Microsoft Office inicialmente não dispunha de pacotes tão ricos e uteis, contudo hoje conta com mais de 10 pacotes e ambos foram desenvolvendo e ficando melhores ainda a cada actualização. Nomeadamente, actualmente temos disponíveis os seguintes pacotes:
  • Access
  • Excel
  • InfoPath
  • OneNote
  • Outlook
  • PowerPoint
  • Publisher
  • SharePoint Workspace
  • Word

Microsoft Office Access
Microsoft Access, também conhecido por MSAccess, é um sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet DatabaseEngine com uma interface gráfica do utilizador(graphicaluser interface). Ele permite o desenvolvimento rápido de, RAD - RapidApplicationDevelopment) que envolvem tanto de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários. Microsoft Access é capaz de usar dados guardados em qualquer recipiente de dados compatível com ODBC.

Função e Aplicação
Geralmente uma aplicação desenvolvida com o Access através da linguagem de programação VBA(Visual Basic for Applications) consiste em dois arquivos, um que se denomina BackEnd, onde ficam armazenadas todas as tabelas com seus respectivos relacionamentos, e outro denominado FrontEnd, onde ficam armazenados os códigos fontes, formulários, módulos, consultas, macros, etc.
Com o Microsoft Access é possível desenvolver desde aplicações simples como por exemplo, um cadastro de clientes, controle de pedidos até aplicações mais complexas, como por exemplo, todo o controle operacional, administrativo e financeiro de uma pequena ou até mesmo de uma média ou grande empresa, pois os aplicativos desenvolvidos podem rodar perfeitamente numa rede de computadores e os dados armazenados pelo sistema podem ser publicados na Intranet ou até mesmo na Internet.

Microsoft Office Excel 
O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone,Androidou o iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha electrónica dominante, disponível para essas plataformas e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.



Função e Aplicação
Microsoft Excel permite armazenar e analisar os dados em um formato de planilha. O software usa uma série de células (intersecções com colunas e linhas) para estruturar a informação para referência rápida. Ao contrário de um programa de banco de dados como o Access, Excel realiza cálculos usando fórmulas. As fórmulas variam de simples adição de complexos cálculos de trigonometria. Excel também lhe permite tirar um instantâneo de dados que você entrar na planilha e transformá-lo em um gráfico. 
As empresas podem usar o Excel para acompanhar de despesas, receitas, dados de clientes e inventário. Esta informação está disponível imediatamente com algumas teclas, dando às empresas a capacidade de analisar dados e fazer ajustes rápidos. 
Excel ajuda os usuários a criar orçamentos pessoais ou obrigações lista. Ela pode analisar a informação para decidir se ela deve ajustar seus gastos ou determinar quanto dinheiro ela precisa para realizar um objetivo financeiro. Excel oferece ainda modelos de orçamentação.

Microsoft InfoPath
Microsoft InfoPath é um aplicativo da Microsoft utilizado para desenvolver dados no formato XML. Ele padroniza os vários tipos de formulários, o que ajuda a reduzir os custos do desenvolvimento personalizado de cada empresa. Microsoft InfoPath (Microsoft Office InfoPath) foi um aplicativo da Microsoft utilizado para desenvolver dados no formato XML. Ele padroniza os vários tipos de formulários, o que ajuda a reduzir os custos do desenvolvimento personalizado de cada empresa.

Função e Aplicação
O InfoPath é um membro de produtos Office, que apresenta um cenário de uso diferente de outros aplicativos, como Word e Excel. Antes de usar o InfoPath para preencher um formulário, o usuário deve desenvolver um modelo do InfoPath primeiro.
Todos os dados armazenados nos formulários do InfoPath são armazenados em um formato XML, que é referida como a fonte de dados.O InfoPath fornece vários controles (por exemplo: Textbox, Radio Button, Checkbox etc.) para apresentar os dados na fonte de dados para usuários finais. Para tabelas de dados e fontes de dados secundários, tabelas de repetição e outros controles de repetição podem ser introduzidos. Para cada um desses controles, as ações (chamadas "regras") pode ser ativadas. A regra define uma ação específica que será realizada sob determinadas condições. 

Microsoft Office OneNote 
O Microsoft OneNote é um programa de computador para o recolhimento de informação de forma livre e colaboração multiusuário. Ele recolhe as notas do usuário (manuscritas ou digitadas), desenhos, recortes de tela e comentários de áudio. As notas podem ser compartilhadas com outros usuários do OneNote através da internet ou por uma rede.O OneNote está disponível como parte do Microsoft Office e do Windows 10. Ele também está disponível como uma aplicação autônoma para Microsoft Windows, macOS, Windows RT, Windows Phone, iOS e Android. Uma versão baseada na web do OneNote é fornecida como parte do OneDrive ou do Office Online e permite que os usuários editem notas através de navegadores web.

Função e Aplicação
No OneNote, usuários podem inserir texto através de um teclado, criar tabelas e inserir imagens. Entretanto, diferentemente de um processador de texto, os usuários podem escrever em qualquer lugar em uma janela de documento praticamente ilimitada, bastando clicar nela. Os usuários também não precisam salvar explicitamente o seu trabalho – o OneNote salva os dados automaticamente conforme o usuário trabalhe nele.
O OneNote sava informações em páginas organizadas em sessões dentro de blocos de anotações. A interface fornece uma versão eletrônica de um fichário, na qual o usuário pode fazer notas diretamente e reunir material de outros aplicativos. Os blocos de anotações coletam, organizam e compartilham meterias que possivelmente ão foram polidos – como comparado aos processadores de texto e wikis, que usualmente têm o objetivo de publicação de alguma forma. 
Os usuários podem mover páginas entre as sessões e anotá-las com uma caneta stylus, processadores de texto ou ferramentas de desenho. Os usuários também podem adicionar recursos multimídia gravados a ligações para a web.
Sua capacidade de multiusuário permite edições ao nível de parágrafo offline com posterior sincronização e mesclagem. Isso facilita a colaboração entre grupos de trabalho que nem sempre estão online.


Microsoft Office Outlook
Integrante do pacote Microsoft Office. Diferentemente do Outlook Express, que é usado basicamente para receber e enviar e-mail, o Microsoft Outlook além das funções de e-mail, ele é um calendário completo, onde você pode agendar seus compromissos diários, semanais e mensais. Ele traz também um rico gerenciador de contatos, onde você pode além de cadastrar o nome e email de seus contatos, todas as informações relevantes sobre os mesmos, como endereço, telefones, Ramo de atividade, detalhes sobre emprego, Apelido, etc. Oferece também um Gerenciador de tarefas, as quais você pode organizar em forma de lista, com todos os detalhes sobre determinada atividade a ser realizada. Conta ainda com um campo de anotações, onde ele simula aqueles post-its, papeis amarelos pequenos autoadesivos. Utilizado geralmente no sistema operacional Windows.

Função e Aplicação
Add-ins Outlook são pequenos programas de ajuda para a aplicação Microsoft Outlook. O principal objectivo dos add-ins é adicionar novas funcionalidades ao Microsoft Outlook e automatizar algumas operações de rotina. O termo também se refere a programas cuja principal função é trabalhar nos ficheiros do Outlook, como ferramentas de sincronização ou cópias de segurança. Add-ins Outlook podem ser desenvolvidos no Microsoft Visual Studio ou com outras ferramentas externas como Add-in Express. Os add-ins para Outlook não são suportados na aplicação Web do Outlook.

Microsoft PowerPoint 
Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema Windows Phone.

Função e Aplicação
O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.O formato nativo do PowerPoint é o PPT, para arquivos de apresentações, e o PPS, para apresentações diretas. A partir da versão 2007 do programa, a Microsoft introduziu o formatoPPTX. Para executar o Powerpoint em máquinas que não o tenham instalado, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o SWF, o PDF e mesmo o OpenDocumentFormat. Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.

Microsoft Office Publisher 
Microsoft Publisher é um programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação eletrônica, como elaborações de layouts com textos, gráficos, fotografias e outros elementos. Esse programa é comparado com softwares tais como o QuarkXPress, Scribus, Adobe InDesign e Draw. Foi criado em 1991.

Função e Aplicação
  • Publicações para impressão;Páginas da Web (que não requerem conexão com a internet ao criar uma página da web); e edições de e-mail;Criar panfletos;Boletins informativos; etc.

Microsoft Office Word
O Word nasceu em 1983, com o nome de Multi-Tool Word. Foi um dos pioneiros no uso do mouse, tanto que a Microsoft oferecia um pacote do software com o periférico, e também inaugurou recursos como o negrito. Também foi o primeiro a ser distribuído com uma revista - a edição de Novembro de 1983 de PC World. Criador Charles Simonyi - um dos fundadores da Microsoft.
Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para oApple Macintosh, SCO UNIX e Microsoft Windows. Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. O Word também é utilizado no Linux, através da camada de compatibilidade Wine.

Função e Aplicação
A principal importância de Microsoft Word é que ele foi o primeiro processador para oferecer o sistema WYSIWYG, o que significa que você vê na tela todos os detalhes, ajustes e alterações ao documento, foram os primeiros despelgar negrito e itálico na tela de um computador. Além disso, o uso extensivo do mouse também foi revolucionária, tanto assim que as primeiras versões do traian produto como um mouse adicional, já que na época era incomum.
Desempenha uma grande importância nas empresas, e nos ajuda em nossas simples atividades acadêmicas.No Word podemos fazer currículo, convites de aniversário ou de casamento, etiquetas, fazer um livro, colocar sumários, cartas, boletins escolares, enfim muita coisa. Ele é um programa com diversas funcionalidades e rica de opções para embelezar nossos documentos.
Utilizando o word as empresas para realizarem seus eventos precisam fazer a exposição de suas idéias, para isso é feito a pubicação de um folder onde nele consta, os patrocinadores, os apoios, a equipe responsável, a capa do evento, sua justificativa e objetivos, a programação e a ficha de inscrição.


O PACOTE MAIS USADO NA MINHA ÁREA DE FORMAÇÃO
Microsoft Office Excel
Assim como foi referido anteriormente (no ponto 3 e 3.1), o Excel é uma das ferramentas mais usadas nas organizações em destaque na área de Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, por se tratar de um software que através de suas funções, consegue criar soluções para problemas enfrentados no dia-a-dia.Trata-se de uma realidade no ambiente organizacional. Estimativas apontam que em um dia típico no escritório particularmente na área da contabilidade, a ferramenta Excel fica aberta no computador por 4 a 8 horas em média. De atividades complexas a simples anotações e comparativos, o software da Microsoft tem funcionalidades ideais para quem deseja organizar e integrar dados.
A Contabilidade é uma das áreas que mais procuram utilizar os recursos do Excel, isto porque sua aplicação é muito grande, auxiliando inúmeros contadores na criação de planilhas que deverão ser direcionadas aos órgãos do governo, empresas e gestores, além disso, auxilia muito nos diversos cálculos e controle. Ele é uma ferramenta eletrônica onde se pode inserir tabelas e gráficos de um banco de dados, possui funções de diversos cálculos matemáticos, estatísticos, entre outros.

CONCLUSÃO
O pacote Office vem melhorando cada vez mais, trazendo facilidades para os usuários. A Microsoft tenta combater a pirataria, deixando os preços baixos, porem não tem surtido muito efeito. O campeão de vendas, entre as versões do Office, foi o 97, sendo ele o programa que mais vendeu em menos tempo na história da computação. Estes componentes do pacote Microsoft Office facilitam o trabalho dos usuários de computadores, iniciantes tanto como profissionais, a cada época vem sendo actualizado frequentemente o que torna o trabalho nestes componentes mais fácies e rápidos no mundo da computação. Actualmente já foram lançadas mais de 40 actualizações destes pacotes e são com certeza os mais utilizados em relação aos concorrentes principalmente por usuários do Microsoft Windows.

BIBLIOGRAFIA
  • PINTO, M. P. — MicrosoftOffice. V. N. Famalicão, Centro Atlântico Lda,Jun/2007. Colecçãosoftware obrigatório. 168 p.
  • POLIZELLI, D. e OZAKI, A. - Sociedade da Informação, Editora Saraiva, 2007.
  • www.semnegativa.blogspot.com



Encomende já o seu trabalho!!! +258 84 67 22 756