Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Microondas e radiação infravermelha

Introdução
O presente trabalho tem como tema microondas e radiação infravermelha, em conjunto tentamos buscar o essencial do tema, sem se distanciar do mesmo. As microondas e a radiação infravermelha fazem parte de um grupo de ondas que são medidas pelo espectro electromagnético. Através das faixas desse mecanismo é possível verificar a distribuição da intensidade do electromagnetismo.
Microondas e radiação infravermelha
Microondas
Definição
São ondas electromagnéticas de baixa frequência, com comprimento de onda maiores que os raios infravermelhos,mas menores que o comprimento de onda de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1m (0,3GHz de frequência) até 1mm (300GHz de frequência) intervalo equivalente as faixas UHF, SHF, EHF.

Classificação
A radiação de microondas é classificada como uma radiação não ionizante, pois os seus efeitos são extremamente térmicos, e portanto, não alteram a estrutura da molécula do material que esta sendo radiado.
Historial e aplicações
As microondas ou magnétrons começaram a ser estudadas eproduzidas na 2ª guerramundial, por cientistas britânicos, com finalidades de detectar aviões inimigos. O sinal era emitido e o objecto a ser detectado reflectia essas ondas, esse eco, por sua vez, era detectado pelo radar e desse modo conseguiam descobrir não só a localização do objecto assim como a velocidade e qual direcção esta se movimentando o objecto.
  • Os microondas são usados nas transmissões de comunicações, porque as microondas atravessam facilmente a atmosfera terrestre, com menos interferência do que as ondas mais longas. Além disso os microondas permitem uma maior largura de banda do que a restante do espectro electromagnético.
  • Tv a cabo e internet de banda larga por cabo coaxial, bem como certas redes de telefonia celularmóvel, tambémusamasfrequênciasmaisbaixasdasmicroondas.
  • As redes wi-fi, bluetooth e alguns serviços informáticos usam as radiações microondas como meio de comunicação.
A ideia de se aquecer os alimentos comas microondas ocorreu em 1945 quando o engenheiro americano Percy L. Spencer(1894-1970) levou o equipamento para a sua casa e percebeu que a barra de um doce em seu bolso começou a derreter quando ele ficava de frente ao tubo de magnétron. Ele realizou várias experiencias, como colocar grãos de milho espalhados e um ovo cru, que explodiu devido a pressão do vapor.
Spencer patenteou esse invento, e em 1947, o primeiro forno microondas foi lançado, só se tornando popular em escala mundial nas décadas de 70e 80. A frequência das microondas nesses fornos é de 2,45GHz.
 
Perce Spencer.
Componentes de forno microondas
  • Magnétron;
  • Guia de onda;
  • Cavidade;
  • Circulador;
  • Frascos reacionais;
  • Sensores de T e P.
Funcionamento do forno microondas
No interior do forno microondas uma onda electromagnética com frequência de 2,45MHz e gerada por magnetron e irradiada por uma antena metálica(ventilador) para o interior do compartimento onde estão os alimentos, mediante o processo de ressonância, essa onda e absorvida pelas partículas de água existentes nos alimentos a serem aquecidos. A energia absorvida aumenta a vibração das partículas, produzindo o aquecimento dos alimentos.
O forno microondas não fornece calor, ele actua exclusivamente sobre as moléculas de água dos alimentos. Alimentos secos ou recipientes não são aquecidos pelo microondas, embora, possa aquecer o recipiente por condução. As microondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais.
Frisar que o nosso organismo tem alta percentagem de água e pode ser seriamente prejudicado pelas radiações dos fornos microondas. No entanto esses aparelhos são blindados, isto e, as radiações produzidas internamente não atravessam suas paredes, e colocada uma grade de metal junto ao vidro da porta: os espaços entre as malhas dessa grade são menores que as microondas. Além disso, as portas possuem um mecanismo de segurança que impede a sua abertura durante o funcionamento.

Perigos do forno microondas
  • Recipientes fechados e ovos podem explodir dentro do forno devido a pressão do vapor.
  • Líquidos quando colocados no forno microondas podem superaquecer, causando queimaduras graves ao usuário quando retirado do forno.
  • Qualquer objecto metálico pode arco eléctrico(faísca) dentro do forno de microondas.
Radiação infravermelha
Definição 
É uma radiação não ionizante na Porcão invisível do espectro electromagnético que adjacente ao comprimento das ondas longas, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor por, terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termo-receptores
 .
Camera infravermelha.

Historial
A história de espectro começou com experimentos de óptica de Isaac Newton em 1664. Embora desde a antiguidade que a luz solar pode ser decomposta nas cores do arco-íris, mas foi Newton,no século. XVII, que pela primeira vez descobriu de forma adequada o fenómeno da decomposição da luz por um prisma. Newton aplicando o termo espectro para descrever as cores do arco-íris que combinam para formar uma luz branca, e que são revelados, quando a luz branca é passado através de um prisma.
 
Isaac Newton.
Em 1800, o astrónomo inglês William Herschel descobriu a radiação infravermelha. 
Herschel colocou um termómetro de mercúrio no espectro obtido de prisma de cristal com finalidade de medir o calor emitido por cada cor.
Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali não havia luz. Esta foi a primeira experiencia que demonstrou que o calor pode ser captado em forma de imagem, como acontece com a luz visível.
O nome infravermelho originou-se pelo facto da frequência da radiação ser menor que a frequência da luz vermelha, a qual por sua vez, e a menor frequência captada pelo olho humano.
 
William Herschel.
Emissão
A radiação infravermelha é emitida por meio de objectos quentes, como o sol, apesar de não ser vista, é sentida na forma de calor, em torno de 70% dos raios solares que são emitidos e atingem o planeta terra, uma parte é absorvida pelo planeta, e a outra parte é reflectida sob forma de radiação IV. Parte dessa radiação reflectida pelas nuvens, assim como pelo CO2 presente na atmosfera, criando o efeito estufa, o que mantem a terra aquecida, evitando grandes variações de temperatura entre o dia e a noite.

Aplicações
  • Pode ser usada para detectar a temperatura de objectos distantes e, por essa razão, é muito útil a astronomia.
  • Misseis teleguiados são programados para seguir a radiação infravermelha das turbinas de aviões inimigos.
  • Os controlos remotos enviam as informações aos respectivos receptores por meio da radiação infravermelha.
  • Qualquer que seja a temperatura do infravermelho de um corpo, ele emite ondas na região do infravermelho. Animais como a cobra possuem a capacidade de enxergar esse tipo de radiação e, assim, podem caçar suas presas mesmo no escuro.
Conclusão
Depois um trabalho profundo concluímos que a radiação infravermelha tem origem na vibração molecular que gera oscilações na carga eléctrica,salientar quena emissão de uma radiação infravermelhanão é necessário que corpo esteja extremamente aquecido para emitir essa radiação.o Corpo humano também emitir esse tipo de radiação.

Bibliografia
  • www.semnegativa.blogspot.com

Encomende já o seu trabalho!!! +258 84 67 22 756