Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Origem da inflação


Introdução

Neste presente iremos falar sobre a origem da moeda e as suas funções, motivos de procura da moeda, teoria quantitativa  de moeda, e também a origem, causa e implicações e for fim iremos sobre um breve regencial ao controle da inflação em Moçambique.

Definição da inflação 
Inflação e um conceito económico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado pais ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Origem da inflação 
A inflação tem sua origem na economia ao mercado, ela esta ligada diretamente ao poder de compra  do consumidor e no poder do estudo de combater ou contra-la os efeitos da inflação, considerada como male económico para qualquer individuo ou governo, são devastadores para economia, principalmente quando uma sociedade procura-se fortalecer para evitar as desigualdades sociais de distribuição de renda e controle de economia.

Causas da inflação e implicações 
A inflação e muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam ou correção inflacionária.

Podemos citar as seguintes causas da inflação
Emissão exagerada e descontroladas de dinheiro por parte do governo.
Demanda por produtos (aumento no consumo) maios do que a capacidade de produção do país. 
Falência ou fechamento de fabricas e comercio: sempre que uma fabrica, um supermercado, ou seja, uma loja fecha, a concorrência e diminuída para outras empresas do ramo, querem vender que não irão perder seus clientes.

Excessos de gastos:
Causa ligada diretamente com o conceito de oferta e procura quanto mais a população quer gastar, mais ela vai procurar mercadoria para comprar, nos levando a um cenário de grande procura com pouca oferta inflacionados.

Salario aumentando mais rápido do que a produção:
Quando vemos noticias nos telejornais que o salario minimi aumentou, todos ficamos felizes mais. Será que e simples assim?
Vamos pegar por exemplo; uma empresa que produz rodas para carros e tem 1000 funcionários, mais ela esta gastando mais e produzindo o mesmo que antes, então para continuar com os mesmos lucros, acaba incorporando no espaço das rodas automáticas o aumento do salario de seus 1000 funcionários

Implicação
Uma analise do banco mundial sobre as implicações da inflação do preço dos alimentos em 2016-17 concluiu que pode ter significado um aumento da pobreza em 04 a 06 pontos percentuais; refere
A informação faz parte do boletim sobre atualidade económica de moçambique divulgado na quarta feira em Maputo.
Algumas províncias mais pobres tais com tete, Manica e Niassa, terão sido as que mais suportaram o fardo, devido ao elevado nível de dependência do milho acrescenta
Como moçambique e importador de milho e arroz, o preço dos alimentos chegou a subir 40% em novembro de 2016, por causa de uma depreciação acentuada da moeda, o metical logo, eram necessários mais meticais para pagar a mesma quantidade de comida.
Hoje a situação macroeconómica estabilizou se (inflação media vai 12 podem perdoar)
Estas respetivas sobre 2016 são as mais recentes indicações sobre evolução da pobreza em moçambique, uma vez que os últimos dados oficiais consolidados das autoridades e banco mundial são de 2014-15 e indicam que 48,8% da população e pobre uma trajetória de descida desde 2002-03 em que o valor atingia 60.3%

Breve referencia ao controlo da inflação em moçambique 
Moçambique encerou o ano de 2018 com uma taxa de inflação de 3.91% sendo que a inflação acumulada ao longo dos 12 meses ascendeu a 3.25% informou em Maputo o instituto nacional de estatísticas(INE).
O INE informou ainda que a classe de despesas de transporte foi a principal responsável pela tendência geral de aumento dos preços em 2018, tendo contribuído com 1.83 pontos percentuais para a inflação acumulada.
Por produto, o instituto desta a subida dos preços dos transportes semicolectivos urbanos e suburbanos de passageiros, da gasolina, de refeições fora de casa, do gasóleo, do carvão vegetal, do vinho e veiculo automóveis ligeiros em segunda mão, cujo impacto no tal da inflação acumulada foi estimada em cerca de 2.46 pontos percetuais.
Ao longo do ano de 2018 verificou se uma tendência de aumento ligeiro de preços com exempção dos meses de junho de julho, em que houve que das marginais dos preços na ordem de 0.12% e 0.18% respetivamente.
As tendências da inflação foram diferentes nas grandes três cidades, sendo mais caro viver em Maputo do que noutras partes do país, onde a inflação acumulada atingiu 1.33% contra 3.76% na Beira e 1.74% em Nampula dados divulgados pelo INE indicam a inflação acumulada foi de 5.66% em 2017 e de 25.26% em 2016.
A consultoria FITCH SOLUTION considerou há uma semana que o banco central de Moçambique devera manter a taxa naquele valor ate ao final do ano para controlar a inflação e animar o crescimento do consumo privado.

Depois de uma inflação e 3.5% em 2018, prevemos um esbatimento dos efeitos que influenciaram o crescimento dos preços alimentares, fazendo a inflação chegar aos 6.6% este ano, o que impede o banco central implementar mais estímulos, lia se numa nota a clientes, a qual a lusa teve acesso.

 

Conclusão
Depois de uma longa e detalhada investigação concluímos que a moeda teve suas origens no seculo VII A.C., no rei Aliates hoje (atual Turquia) e concluímos que existem três principais funções que são: instrumento de troca, denominador comum de valores e reserva de valor.