Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Movimento Circular Uniforme (MCU)

Introdução
O presente tópico aborda um tema que diz respeito à todos nós, pois a física faz parte do nosso quotidiano, assim sendo o presente trabalho fala do Movimento Circular Uniforme (MCU) , onde veremos que o movimento circular uniforme consiste num tipo movimento de trajectória circular em que o módulo da velocidade é constante, variado apenas a direcção e o sentido do vector velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas na componente normal.
O estudo dos movimentos circulares pode ser feito através de medições de comprimentos de arcos de circunferência ou medições de ângulos. As grandezas ∆S e v, recebem o adjectivo linear, para diferenciá-las das grandezas angulares ∆α e ω. ∆S e v são denominadas lineares por serem definidas a partir do comprimento de arcos de circunferência, que são linhas. ∆α e ω são denominadas angulares por definirem medidas de ângulos. 

Movimento Circular Uniforme – MCU
O movimento circular uniforme é semelhante ao movimento rectilíneo uniforme, ou seja, a partícula percorre distancias iguais em tempos iguais, com a única diferença de ser em uma trajectória circular. Vale lembrar que podemos citar de exemplo aqui o planeta Terra em movimento de rotação, ele completa voltas sempre no mesmo intervalo de tempo. PERÍODO: Tempo gasto para a partícula completar uma volta. Esse período éÆ constante, ou seja, a partícula completa voltar sempre no mesmo intervalo de tempo. Cabe ressaltar que dizemos que um movimento é classificado como periódico quando apresenta grande período para completar sua volta.

PERÍODO
Tempo gasto para a partícula completar uma volta. Esse período éÆ constante, ou seja, a partícula completa voltar sempre no mesmo intervalo de tempo. Cabe ressaltar que dizemos que um movimento é classificado como periódico quando apresenta grande período para completar sua volta.

FREQUÊNCIA
É uma grandeza que indica o número de voltas dadas pelo Æ móvel a cada segundo. Se uma partícula tem frequência de 1Hz, significa que ela dá uma volta a cada segundo. Se uma partícula tem frequência de 2Hz, significa que ela dá duas voltas a cada segundo. Se uma partícula tem frequência de 3Hz, significa que ela dá três voltas a cada segundo, e assim sucessivamente. Pode ser medido em RPM (rotações por minuto) lembrando que 60RPM é equivalente a 1Hz. Dizemos que um movimento é frequente quando o valor da frequência do móvel tem alto valor.

VELOCIDADE LINEAR
É a velocidade de qualquer Æ outro movimento. Recebe o nome de linear ou tangencial pois o móvel executando um MCU tem uma tendência natural de sair pela tangente e manter uma trajectória em linha recta. Fenómeno este que explicado pela Lei da Inércia. Lembre-se: se um carro desenvolve uma velocidade de 40km/h então seus pneus giram com essa velocidade de 40km/h. A velocidade desenvolvida por um corpo em MCU é constante em módulo, ou seja, seu valor é o mesmo em todos os pontos. Porém não esqueça que o vector da velocidade varia a sua direcção e seu sentido.

VELOCIDADE ANGULAR
Imagine uma linha central que liga o móvel aoÆ centro de sua trajectória circular. Velocidade angular é a rapidez com que essa linha descreve ângulos no passar do tempo. Essa grandeza serve como apoio para se medir a velocidade linear, que é a grandeza mais importante do MCU. Lembre-se: se o móvel em MCU percorre distancias iguais em tempos iguais, essa linha que citamos acima desenha ângulos iguais em tempos iguais.

ACELERAÇÃO CENTRÍPETA
É a única aceleração que age numa Æ partícula em MCU. O móvel que descreve esse movimento não varia o módulo da velocidade, ou seja, a velocidade não aumenta e nem diminui o seu valor. Por isso dizemos que neste movimento não há uma aceleração para o móvel andar mais rápido ou devagar. A função da aceleração centrípeta é apenas varias a direcção e o sentido da velocidade linear ou tangencial.

Conclusão
Terminado trabalho a nossa equipe chegou a conclusão de que o movimento circular uniforme acontece quando sua trajectória é uma circunferência e o módulo de uma velocidade permanece constante no decorrer do tempo.
Em nosso quotidiano é comum observarmos o movimento realizado por ventiladores, rodas de carros e também pelo liquidificador. Todos esses são exemplos de aparelhos que utilizam o MCU.
Para analisarmos a parte teórica dessas utilizações precisamos relembrar os movimentos realizados por um móvel em trajectória rectilínea.
A velocidade de um móvel constante e linear é representada pela equação a seguir, que indica a trajectória realizada pelo móvel.

Bibliografia 
  • www.semnegativa.blogspot.com
  • Física I / Young e Freedman – 12ª Ed – São Paulo: Addison Wesley, 2008;
  • Experimento 04 – Movimento Circular Uniforme - Livro EAD/Física.
Encomende já o trabalho!
+258 84 67 22 756 
meubloguer@gmail.com