Mais recente

Sociedade Anónimas

Introdução O presente tópico aborda um tema bastante importante, tema este que diz respeito a sociedade anónima, onde veremos que uma Socied...

Biografia de GERHARD JULIUS LIESEGANG

BIOGRAFIA:

 
  
GERHARD JULIUS LIESEGANG, nascido a 2 de Outubro de 1940 na Alemanha. 

Gerhard iniciou os seus estudos na Alemanha que depois de passar um tempo fez um pedido de bolsa de estudo para ir a Londres. As Universidades onde Gerhard completou os seus estudos são as de Colónia, desta feita realizou seu doutorado na Universidade de Colónia, em 1964 a 1966 realizou um trabalho arquivístico em Londres e Lisboa que o levou a um trabalho de campo em Moçambique em 1969 a 1971. 
Tornou-se docente de história de África e Moçambique a partir de 1977 na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique. 

Em 1980 a 1986 foi pesquisador do arquivo histórico de Moçambique (especialmente em Gaza, Inhambane, Niassa e Nampula). Foi também director Adjunto de investigação e Extensão e também professor auxiliar da UEM. 

Gerhard Julius Liesegang, vivia com os pais e irmãos, ele era muito chegado a família. A avó de Gerhard Julius Liesegang veio de uma família de técnicos onde o pai dela tinha sido um dos primeiros mestres de electricidade da Alemanha, seguindo a sua trajectória foi secretaria em Londres e Paris, onde ela tinha se casado com o seu esposo (Avó de GERHARD JULIUS LIESEGANG). 

A mãe Gerhard Julius Liesegang, era muito mais a esquerda do que marido (pai de Gerhard Julius Liesegang), que veio de uma família conservadora. 
Gerhard Julius Liesegang, veio de uma família que porventura não tinham boas condições, ele sonhava em ser engenheiro de minas e mais tarde depois de ter participado de uma palestra que um Arqueólogo e Director do Museu Etnográfico tinha dado na cidade de Krefeld desistiu do seu sonho de ser engenheiro de minas e queria ser um arquitecto, mas por causa da dúvida que ele tinha pela incapacidade de negociação teve que também desistir desse sonho. 

A maior parte do seu conhecimento adquirir através da leitura e também com sociólogos em colónia, foi a partir daí que ele se interessou em estudar alguns estados em África. Uns dos Autores os quais ele lia os livros são: Malinowski, Isaac Schapera, entre outros. Contribui na obra “História de Moçambique”, Gerhard Julius Liesegang é considerado como sendo o historiador de Ngungunhane por ter estudado exclusivamente o estado de Gaza, é também considerado como sendo maior historiador de Moçambique. 
Gerhard Julius Liesegang fez um grande trajecto onde veio a morrer em Moçambique na província de Maputo no dia 18 de Maio de 2021 com 81 anos de idade.   

Bibliografia
Fundação de Getúlio Vargas (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil); LIESEGANG, Gerhard Julius Liesegang (Depoimento, 2008) Rio de Janeiro CPDOC/FGV;LAU/IFCS/UFRJ;ISCTE/IUL,2010.17p
CartaMZ.com; CPDOC.FGV.BR