A deontologia e a Ética profissional
Introdução
Neste trabalho irei abordar um tema muito pertinente e com este mesmo tema poderei desenvolver os meus conhecimentos que tem a ver com o código da ética ou deontologia profissional. Trarei a definição da ética, da deontologia e uma vez que a ética esta ligada a moral trarei a definição da moral e dos juízos.
Analisarei por tanto a origem da ética e da deontologia tentando compreender quem criou a ética e a deontologia, verei o que é um código ético, sendo que o código foi criado para instituir os direitos e deveres de cada profissional de gestão.
Para melhor compreensão abordarei alguns exemplos de atitudes éticas. Este trabalho, ou seja, o desenvolvimento está divido em quatro partes na qual compreende da definição de deontologia e da ética até os principais objectivos de um código de ética.
A deontologia e a Ética profissional
A deontologia e a Ética profissional servem de lado, para controlar acção dos membros de um grupo profissional e, de outro lado para orientar a sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que identifica e é identificado por um modo de agir. Assim a sustentação de uma profissão depende do conjunto de seus membros, dando, a conduta de cada um.
Deontologia profissional
É a ciência dos deveres ou regras que devemos cumprir no exercício da profissão. Deontologia é um termo criado por Jaremy Benthan para designar ciência da moralidade, o ápice das ciências deontológicas seria então a ética.
Ética profissional
Ética profissional é o conjunto é o conjuntos de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ética é uma palavra de origem grega (Éthos) que significa “Propriedade do carácter.”
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, não é prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
O endividou que tem ética profissional cumpri com todas as actividades de sua profissão seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:
- Educação e respeito entre os funcionários;
- Cooperação e atitudes que visam a ajudar aos colegas de trabalho;
- Respeito a hierarquia dentro da empresa;
- Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
- Acções e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;
- Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;
- Respeito as regras e normas da empresa;
- Responsabilidade: o profissional deve manter uma postura congruente com o seu trabalho e manter para si os dados que lhe forma confiadas, a fim de garantir o sigilo necessário;
- Integridade: é indispensável manter a transparência nas actividades exercidas, ser honesto com o gestor directo e, demais profissionais;
- Humildade: atrás de crachás, ternos e gravatas, estão apenas humanos, totalmente susceptíveis a erros;
- Comprometimento: o compromisso do profissional se aplica sistemicamente. Em primeiro lugar, ele deve se comprometer com o próprio desenvolvimento continuo;
- Sigilo: dados confidenciais da empresa, dos colegas, dos superiores ou quaisqueis outras informações relevantes.
Os códigos éticos
O que é um código de ética?
É um instrumento que busca a realização dos princípios, visão da empresa. Serve para orientar as acções de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.
Código da ética profissional
Códigos em que estão especificados os direitos e deveres, o que é vetado eticamente naquele exercício profissional e as possíveis punições no caso de desobediência ao código.
Código de ética empresariais
Códigos em que estão contidos a missão, a visão e os princípios da empresa. Itens, os quais, todo funcionários da instituição deve conhecer. Através do código de ética institucional é possível perceber a função da empresa na sociedade e os valores que se cultivam lá dentro.
Principais objectivos de um código de ética
- Especificar os princípios de uma certa instituição e/ou profissão diante da sociedade;
- Documentar os direitos e deveres do profissional;
- Dar os limites das relações que o profissional deve ter, como colegas e clientes;
- Explicar a importância de manter o sigilo profissional (essencial em muitos casos);
- Defender o respeito aos direitos humanos nas pesquisas científicas e na relação Cotidiana;
- Delimitar e especificar o uso de publicidade em cada área;
- Falar sobre a remuneração e os direitos trabalhistas;
Conclusão
No final do trabalho pude concluir que a ética e a deontologia servem de um lado para controlar a acção dos membros de um grupo profissional e de outro lado para orientar a sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir. Conclui também que o código ético é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão da empresa. Sendo que um profissional esta sujeito a uma deontologia própria que regula o exercício de sua profissão, conforme o código de ética da sua categoria.
A ética compreende os fundamentos dos códigos deontológicos ou éticos porque estuda e reflecte a conduta, conclui também que um dos objectivos do código de ética profissional é a formação de consciência profissional sobre padrões de conduta.
Segundo Joiao Alberto Catalao “Na vida Profissional não obtemos o que merecemos, mas sim o resultado da qualidade daquilo que concretizamos”.
Bibliografia
- MEUCCI, Arthur; MEGIOLARO, Lewis Santos. O código de Ética das organizações bancárias: uma análise do discurso ético dos bancos comerciais. Fólio: Revista Cientifica Digital (Metodista/IPA), V.1, ps. 16, 2008.
- Carmargo, M, Fundamentos de ética geral e profissional. Petrolis: vozes 1999.
Encomende já o seu trabalho!!!
+258 84 67 22 756